As atualizações do iOS 14 precisam estar no radar dos profissionais de marketing e donos de empresas, pois afetam as permissões de rastreamento de dados, além da eficácia dos anúncios do Facebook. A mudança mais notável do iOS 14 acontecerá nas políticas de privacidade e compartilhamento de dados, pois a Apple quer permitir que os usuários possam optar por proteger sua privacidade e informações pessoais.

Tanto para o Facebook quanto para os profissionais de marketing essa é uma mudança drástica, já que a maioria dos consumidores preferem não ter seus dados rastreados pela internet e, para que o Facebook possa medir a eficácia das campanhas publicitárias e segmentos-alvo da população, é necessário acessar os dados de comportamento do usuário.

Atualmente, se você deseja desativar o compartilhamento de dados no seu iPhone, pode ir em Ajustes > Privacidade e desligar essa função. Com a atualização do iOS 14, você será solicitado a tomar essa decisão sempre que fizer download de um aplicativo. Ao baixar um aplicativo, você verá um pop-up perguntando se deseja conceder ao aplicativo permissão para rastrear sua atividade em aplicativos e sites de outras empresas. Você pode optar por permitir o rastreamento ou pedir ao aplicativo para não rastrear.

O Facebook hoje pode rastrear a atividade do usuário em outros sites e em outros aplicativos. A forma mais popular é por meio do pixel do Facebook, códigos instalados em um site ou aplicativo. Quando um usuário visita seu site e realiza uma ação, o pixel notifica o Facebook onde essas informações estão armazenadas como dados para suas campanhas.

Com a atualização do iOS 14, você só pode colocar oito objetivos de pixel em um único domínio, o que reduzirá significativamente a quantidade de dados que você pode coletar, relatar e aproveitar. Lembre-se de que os usuários que optam por não receber a permissão de compartilhamento de dados não serão rastreados por pixel. Se o Facebook não conseguir rastrear o comportamento do usuário, sua função de segmentação será reduzida e a quantidade de dados que coleta também. Seus gastos com publicidade se tornarão menos eficientes e eficazes e provavelmente mais caros.

Além disso, as empresas dependem desses dados para personalizar anúncios para usuários específicos. Sem ele, os anúncios serão menos personalizados e, portanto, menos eficazes. Isso pode levar a menos leads gerados por anúncios no Facebook para impulsionar as vendas. Os relatórios também serão afetados pela atualização. Como os dados não incluirão usuários que negaram permissão para rastreamento e rastrearão apenas um pequeno número de objetivos, os relatórios serão imprecisos.

Fale com um especialista donafica

Bom, então como planejar suas campanhas no Facebook após a atualização do iOS 14 da Apple?

– Segmentar o público-alvo por usuários de Android e de iOS, como a atualização afetará apenas os usuários da Apple, quem usa dispositivo Android não será afetado e o Facebook ainda pode rastrear seus dados pela internet;

– Priorizar os 8 eventos de pixel do Facebook mais valiosos e quais conversões personalizadas são mais importantes para o seu negócio. Conforme mencionado acima, o Facebook só receberá dados de eventos de oito pixel por domínio;

– Verificar o seu domínio e ativar a API de conversões, o Facebook está solicitando que as empresas verifiquem seus domínios em preparação para esta atualização, pois querem evitar o uso indevido de contas de publicidade;

– Habilitar a otimização de valor, pois assim que a atualização do iOS 14 for totalmente implementada, o Facebook rastreará menos usuários. Para compensar isso, o Facebook fez algumas mudanças em quem pode usar a otimização de valor, que permite que os anunciantes façam lances para os usuários de maior valor ou os usuários com maior probabilidade de realizar a ação desejada em um site.

Conte com a donafica para suas novas estratégias de campanhas no facebook.

Fonte: https://www.socialmediaexaminer.com/how-marketers-can-respond-to-apple-ios-14-privacy-update/