Quem produz ou pretende produzir conteúdos para web precisa saber da importância da palavra-chave nessa atividade. Tudo começa nela, definindo os rumos da estratégia até o sucesso ou o fracasso. Portanto, entender o que é o Ubersuggest é um meio de garantir que a sua keyword terá a devida atenção.

Isso porque a ferramenta foi criada por Alessandro Martin e aperfeiçoada pelo maior guru do Marketing Digital, Neil Patel. Por meio da sua experiência, construída desde os primórdios da internet e do marketing digital, ele conseguiu reunir no Ubersuggest tudo o que é necessário na criação de uma boa estratégia de palavra-chave.

Está curioso para compreender o que é o Ubersuggest? Continue lendo o post e entenda o que é, como funciona, quais os benefícios e como utilizar a ferramenta da pesquisa até a análise de resultados de uma palavra-chave. Vamos lá?

O que é o Ubersuggest?

O Ubersuggest consiste em uma ferramenta de pesquisa e análise de palavras-chave que serão utilizadas na sua estratégia de marketing digital, mais precisamente no SEO (Search Engine Optimization).

Com ela é possível escolher os termos mais relevantes para que determinado conteúdo seja encontrado nos mecanismos de busca pelas pessoas interessadas no assunto. Há, ainda, outro detalhe muito importante sobre a ferramenta: além de eficiente, ela é totalmente gratuita!

Por que usar a ferramenta?

Como você viu, a plataforma é completa e gratuita. Não é necessário nem mesmo fazer um cadastro para começar a utilizar. Dessa forma, você poderá encontrar funcionalidades que normalmente estão disponíveis apenas em ferramentas pagas de pesquisa de termos-chave.

Outro benefício para seu negócio é o fato de a plataforma estar disponível em português. Precisa fazer muitas análises? Você não será limitado por isso.

Como a ferramenta funciona?

A criação do Ubersuggest foi baseada nas sugestões de complemento de busca que o Google oferece quando você começa a digitar algo na barra de pesquisa.

Desse modo, ela sugere vários derivados ou relacionados, exibindo uma visão geral sobre seus posicionamentos, assim como o grau de dificuldade de ranqueamento. Tudo acontece de forma simples e rápida, sem grandes complicações.

Entenda agora o funcionamento da plataforma.

Visão geral de palavras-chave

Nessa área, é possível entender as diversas informações de uma palavra-chave, com dados como:

  • Volume de busca: trabalha com a média de pesquisas que o termo teve no Google;
  • SEO Difficulty: mostra a dificuldade que o termo teria em uma estratégia de SEO;
  • Paid Difficulty: informa qual é a dificuldade para conseguir fazer uma campanha de anúncios de sucesso;
  • Custo por Clique (CPC): exibe qual o valor médio que a palavra-chave exigiria a cada clique.

Para organizar as informações, a Ubersuggest trabalha com cores com significações próximas a um semáforo. Quando a quantidade de buscas é alta, a representação é na cor verde, mostrando que a tendência é de maior facilidade na adoção da estratégia.

Por outro lado, se aparecer alguma dificuldade, ela será representada em amarelo. Se o desafio for maior, o vermelho representará isso.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Ideias de palavra-chave para SEO e links patrocinados

O recurso da seção anterior é um dos mais poderosos em SEO, mas não deve ser visto como o único fator na hora de tomar suas decisões.

Quando você vê as ideias de palavra-chave, aparecem várias sugestões de termos que, de alguma forma, são relacionados com o que pesquisou. A plataforma apresenta as ideias em uma lista, ordenando-as de acordo com as buscas que cada termo possui.

Além disso, é possível comparar cada palavra-chave com outras, de acordo com os objetivos, como dificuldade de implementação em SEO ou em links patrocinados, além do custo por clique.

Com essas informações, você poderá ter decisões ainda mais inteligentes e eficientes. Além disso, acessará informações que poderão se transformar em grandes oportunidades para fazer novos artigos e anúncios.

Análise da SERP

Também chamada de Search Engine Results Page (SERP), a página de resultados do Google é muito importante para todas as empresas que trabalham com Marketing de Conteúdo, já que o objetivo é estar nas primeiras posições.

Para isso, a ferramenta de busca faz a classificação de acordo com a relevância e qualidade das informações que estão na página. O objetivo é fazer um ranking de quais são os sites que melhor respondem ao desejo do consumidor.

Com a análise de SERP, pode-se entender quais são os principais concorrentes da sua empresa nos tópicos que você deseja. Dessa maneira, fica mais fácil descobrir como essas empresas estruturam as informações, como:

  • tamanho dos artigos e títulos;
  • utilização de imagens;
  • padronização da hierarquia de informação (como títulos e subtítulos).

Além disso, a Ubersuggest mostra qual o retorno que cada palavra-chave tem trazido aos concorrentes, como a quantidade de visitas e compartilhamentos em redes sociais. As informações estão limitadas aos 100 primeiros. Você pode focar em um grupo ainda menor, já que os usuários não costumam ir além dos 10 primeiros.

Quais os benefícios de usar o Ubersuggest?

Existem diversas ferramentas de busca e análise de palavras-chave, mas a maioria delas são pagas e, muitas vezes, bem caras. Nesse cenário, um dos maiores benefícios do Ubersuggest é a gratuidade atrelada à ausência de limite de pesquisas.

Além disso, é necessário basear a estratégia em uma palavra-chave interessante sob o ponto de vista dos usuários. Só assim você aumenta as chances de conquistar um bom ranqueamento e um tráfego orgânico igualmente satisfatório.

De que modo utilizar a ferramenta na prática?

O Ubersuggest é muito simples e intuitivo. No passo a passo a seguir, veja como é fácil fazer uma pesquisa em poucos segundos na plataforma:

  • acesse o site por meio do endereço https://neilpatel.com/br/ubersuggest/ ;
  • escolha o idioma da palavra-chave;
  • digite uma palavra relacionada ao seu produto ou conteúdo ou ao endereço da página que deseja ranquear e clique em buscar;
  • analise os resultados de acordo com a opção escolhida na barra lateral, que podem ser visão geral, ideias de palavra-chave ou ideias de conteúdo;
  • utilize as informações exibidas, como volume de busca, dificuldade de SEO e SEM, CPC (Custo por Clique), termos e conteúdo relacionados para a elaboração da sua estratégia.

Você já deu o primeiro passo rumo ao sucesso dos conteúdos que produz, entendendo o que é o Ubersuggest. Agora chegou o momento de colocar todo esse conhecimento em prática para manter o site nas melhores posições dos mecanismos de busca e conquistar mais clientes!

E então, o que achou da ferramenta cocriada por Neil Patel? Compartilhe sua opinião conosco e pergunte caso tenha ficado com alguma dúvida!