Falar da velocidade com que as mudanças no mundo da tecnologia acontecem já se tornou um clichê, no entanto, é preciso estar atento a elas para manter as estratégias de aquisição de clientes da sua empresa sempre eficientes. Portanto, é fundamental acompanhar as tendências de marketing digital. Em 2020, as novidades nessa área prometem cada vez mais automatização combinada à personalização, o que antes poderia parecer impensável.

Especialmente no Brasil, a crise econômica fez com que empreendedores buscassem inovar na conquista de clientes, fazendo com que muitas empresas aderissem definitivamente ao marketing digital e gerando maior concorrência no ambiente online.

Por isso, neste post, apresentaremos as principais tendências de marketing digital em 2020, para que você se prepare para sair na frente e se destacar com as suas estratégias. Então, continue a leitura e saiba o que este ano nos reserva!

1. Uso de chats privados

Os aplicativos de trocas de mensagens instantâneas já se tornaram indispensáveis na vida das pessoas há algum tempo. Um exemplo disso é a grande adesão ao uso do WhatsApp e do Messenger do Facebook. De olho nessa nova realidade, as empresas estão utilizando esses aplicativos como canal de comunicação para estreitar o relacionamento com seus clientes.

2. Aumento das pesquisas por voz

A adoção dos dispositivos móveis e dos assistentes pessoais se ampliou significativamente nos últimos anos, e com eles as pesquisas feitas por meio de comandos de voz crescem na mesma proporção.

Portanto, adaptar o conteúdo da sua empresa para que seja encontrado por esse tipo de pesquisa, inclusive, as realizadas em Smart TV e dispositivos como a Alexa da Amazon, é uma excelente estratégia para sair na frente da concorrência.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

3. Automatização no atendimento

Os chatbots ganharam um espaço enorme no pré-atendimento das empresas. Eles respondem às dúvidas e solicitações mais comuns dos consumidores e encaminham somente os casos mais complexos para o atendimento humano.

Com o uso da inteligência artificial, essa ferramenta tem se aprimorado e, desse modo, se tornado capaz de oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente. Alguns bots

, até mesmo, já ganharam corpos próprios e em breve farão atendimento presencial em lojas físicas.

4. Maior adesão das pequenas e médias empresas

Os responsáveis por pequenas e médias empresas, que antes acreditavam que o marketing digital demandava um grande investimento para gerar resultados, começaram a se dar conta de que isso não é realidade. Mais ainda, que se estiverem fora do ambiente online correm o risco de não sobreviver.

Nesse contexto, muitas empresas, que antes estavam fora desse ambiente, estão investindo em tendências de marketing digital e, desse modo, conquistando um maior crescimento.

A presença online se torna cada vez mais imprescindível para qualquer empresa, mais do que isso, hoje é necessário ter atenção às tendências de marketing digital para conseguir se destacar da concorrência nos meios digitais. Se você ainda não aderiu a essas práticas, está mais que na hora de começar.

Então, não perca mais tempo, aproveite a visita ao nosso blog e descubra também como escolher a melhor ferramenta de automação de marketing.