Você sabe o que são TED Talks? Pertencentes ao site TED, que também possui diversos vídeos em português, a plataforma é útil para que empresas e profissionais consigam passar mensagens rápidas aos usuários de forma relevante e profunda.

Mais que isso, quem estuda esse conteúdo aprende maneiras para se aproximar do seu público em qualquer mídia.

Quer entender mais sobre o assunto? Descubra agora neste texto. Boa leitura!

O que são TED Talks?

Ted Talks são palestras curtas, em torno de 20 minutos, que normalmente são gravadas ao vivo por grandes nomes do mercado em todo o mundo. Depois disso, os vídeos ficam disponíveis para quem desejar assistir gratuitamente.

Fundado em 1984, o grupo TED fez a primeira conferência em 1990 e tinha como foco conteúdos sobre design e tecnologia. Como o modelo teve sucesso, adotou os temas mais populares e amplos, chegando a praticamente todas as áreas.

Esse tipo de conteúdo pode ser inspirador, educativo ou motivacional. Em todos os casos, espera-se que consigam trazer insights para os visitantes. Provavelmente, você mesmo já deve ter aprendido com ideias e experiências compartilhadas em TED talks.

Como as apresentações TED Talks são conduzidas?

Além das tradicionais gravações de eventos ao vivo, há TEDs que são realizados a partir de animações. A maior lição é que os vídeos precisam ser curtos, de fácil aprendizagem e recheados de exemplos e técnicas para criar conexão.

Quer saber como isso é possível? Descubra a seguir!

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Quais são as melhores dicas?

1. Desenvolver uma ideia que valha a pena

O primeiro passo para um TED Talk é ter uma ideia que valha a pena ser desenvolvida. É necessário que tenha início, meio e fim, e ser importante para todos que desejam ter contato com ela. Por isso, é fundamental evitar obviedades e apostar naquilo que fornecerá insights relevantes para o resto da vida de quem assiste.

2. Explorar os sentidos

Você já notou que cada pessoa tem um sentido mais apurado que o outro? Enquanto alguns ouvem melhor, outros têm a visão mais aguçada ou mesmo gostam de sentir os cheiros e aromas. Por isso, fazer apresentações que apelem aos sentidos é uma forma de aproximar os participantes da sua mensagem e deixá-la mais fixa na mente deles.

3. Usar histórias

Outra maneira de fixar o conteúdo na mente das pessoas é a partir de histórias. Com certeza há diversas que você guarda e se lembra em momentos importantes da vida. Sejam aquelas contadas pelos pais ou avós, sejam aquelas que vieram de profissionais.

Por isso as histórias são tão importantes. Mesmo depois de muitos anos, algumas pessoas se lembrarão das narrativas. Isso é importante tanto para o conceito passado quanto para que a imagem do profissional seja alimentada posteriormente.

4. Criar conexão com público

Esse tipo de mensagem deve criar conexão instantânea e permanente com as pessoas. Por isso, as mensagens devem ser impactantes e de fácil aplicação. Há diversos casos em que o conteúdo é relevante, mas que fica cansativo para o público. Nesse caso, ele desistirá de continuar a ver o vídeo.

Quais são os melhores exemplos?

Educação. Psicologia. Economia. Esses são apenas alguns dos exemplos de sucesso para que você entenda que os TED Talks se aplicam a qualquer temática.

Por isso, se aprofunde a respeito e veja como os vídeos mais assistidos conseguem prender a audiência. Mais do que criar seu próprio TED, você encontrará formas para contar histórias e criar conteúdos cada vez mais relevantes para seus usuários.

Agora que você sabe como funciona uma apresentação TED Talk, planeje-se para contar histórias cada vez mais interessantes e penetrantes, mesmo que sejam em texto ou imagens, já que os princípios são os mesmos. Estude sempre para encontrar mais meios de se comunicar com eficácia.

Você gostou deste texto? Então, compartilhe-o agora mesmo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a se comunicarem com o público de maneira efetiva.