Alguns profissionais questionam se o Facebook ainda funciona para negócios. A dúvida é gerada pelos altos gastos em campanhas, que se encerram com baixo engajamento e conversão. Porém, aqueles que fazem uma segmentação de público eficiente não possuem dúvidas quanto à sua relevância.

A rede social possui 1,56 bilhão de usuários ativos, que acessam seu feed em torno de 8 vezes por dia. É um oceano azul de oportunidades para as empresas que precisam fortalecer a presença digital e, consequentemente, gerar vendas.

Aprenda a estruturar melhor o público de suas campanhas e otimizar seus resultados no Facebook. Fique conosco!

O que é segmentar o público?

Imagine uma fábrica de agulhas de tricô. Rapazes de 18 a 24 anos e praticantes de esporte se interessariam por elas? Se não, por que exibir o anúncio para eles? Para otimizar seu orçamento e conseguir melhores resultados, você precisa segmentar seu público-alvo, ou seja, oferecer o produto certo para as pessoas certas.

Tenha informações detalhadas de seus potenciais clientes. Dados demográficos, perfil psicológico, hábitos de consumo, renda familiar entre outros. Ao descobrir quem ele é e como pensa, suas chances de obter sucesso com Facebook Ads aumentam consideravelmente.

Como a segmentação de público favorece a empresa?

Além de melhorar o faturamento, o processo estreita o relacionamento e comunicação, uma vez que permite à estratégia criar conteúdos que falem a língua de seus potenciais clientes.

O Facebook oferece métricas que melhoram ainda mais a compreensão da jornada de compra do consumidor. Assim, anunciar na plataforma gera um esquema de melhoria contínua para o negócio.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

O que não pode faltar em uma campanha bem segmentada?

Um grupo de anúncios de alta conversão exige uma combinação eficiente das variáveis de público e conhecimento apurado de alguns recursos, que exigem estudo prévio. Conheça os principais a considerar, antes de depositar sua verba no Facebook.

Defina as características do público

Nessa etapa são consideradas características básicas, como idade, localização — por país, estado, cidade ou mesmo CEP — gênero, estado civil, idioma e renda per capita. Lembre-se: quanto mais informações adicionar, mais direcionadas suas campanhas serão, o que favorece a redução do custo por clique no anúncio.

Mapeie a campanha por interesses

Nessa etapa, a definição correta da persona ajuda a alavancar os resultados do investimento em tráfego pago. O potencial comprador do produto possui interesse também em assuntos do mesmo nicho ou em páginas de aspectos relacionados à sua personalidade.

Usando o mesmo modelo das agulhas de tricô, o público-alvo desse produto certamente curte páginas de artesanato, moda e pode se interessar por culinária ou atrizes famosas. Combine a segmentação demográfica com esses interesses, por exemplo.

Segmente com base no envolvimento

Você pode anunciar para pessoas que visitaram ou que curtiram sua fanpage, o que gera melhor interação nas campanhas. É possível também aproveitar o tráfego e os leads gerados por sua landing page, usando o recurso de públicos personalizados. O Facebook usa uma lista de email, fornecida pela empresa, para encontrar e exibir a publicidade para esses usuários.

A partir dos endereços eletrônicos é possível utilizar outro recurso valioso da plataforma: os públicos semelhantes. Se você utilizar sua base de clientes atuais, por exemplo, o Facebook localiza pessoas com perfil comportamental próximo aos deles, exibindo seus anúncios para pessoas que apresentem alta probabilidade de conversão.

Não adianta ter um produto ou serviço de qualidade, realizar a melhor oferta e não divulgá-la para as pessoas corretas. Uma segmentação de público bem estruturada permite o sucesso de sua estratégia paga, tanto no Facebook como em outras plataformas de anúncios. Conheça bem sua persona, meça seus resultados corretamente e realize ajustes, sempre que preciso.

Tenha uma gestão completa de marketing digital sem precisar mexer na estrutura da sua empresa. Entre em contato e conheça nossos serviços.