Você sabe o que é podcast? Comparado a um ‘’programa de rádio na internet’’, ele cresceu timidamente no Brasil, ao longo dos anos. Contudo, tudo indica que esse formato de conteúdo veio para ficar. Isso porque ele permite que você aprenda o que quiser e sem parar suas atividades.

A maioria dos podcasts atuais fazem referência à cultura pop e nerd, em geral. Contudo, você sabia que as empresas também podem se beneficiar dessa estratégia? Isso mesmo: algumas marcas já perceberam o potencial que o formato tem e começaram a investir esforços na área. 

Você ainda se sente um pouco perdido e não sabe se faz sentido se dedicar a isso? Não tem problema, pois, neste post, além de aprender sobre o que é um podcast, vamos mostrar alguns benefícios de investir nesse formato. Confira! 

O que é podcast

O podcast é considerado um ‘’programa de rádio na internet’’. Esse termo, inclusive, teve origem em 2004 e deriva da palavra iPod (aparelho da Apple para reproduzir músicas em mp3) e broadcast, que significa ‘’transmissão de informações via rádio ou TV’’. Além disso, sua função é compartilhar informações relevantes.

Aqui no Brasil, esse conteúdo passa pela ‘’era de ouro’’, já que os ouvintes de podcasts aumentaram muito nos últimos dois anos. Prova disso é a pesquisa PodPesquisa 2018, que indica que mais de 90% dos entrevistados consomem podcasts pelo celular e gostam desse formato porque há qualidade e diversidade de informações (75,3%), além de permitir que o ouvinte ouça quando, como e onde quiser (74,6%). 

Com esses dados, fica fácil descobrir porque essa mídia cresceu tanto, não é? Imagine que você, enquanto lava a louça, dirige ou, até mesmo, espera na fila de um banco, pode aprender sobre qualquer assunto. 

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Três motivos para sua empresa investir em podcasts

Agora, que você já aprendeu o que é um podcast, vamos conferir os motivos para investir nessa mídia.

1. Maior alcance

Como já comentamos, o podcast é um conteúdo sob demanda e que pode ser consumido a qualquer momento. Sendo assim, a pessoa não precisa parar tudo o que está fazendo: ela pode escutá-lo, literalmente, de qualquer lugar. Além disso, ela não precisa necessariamente estar conectada à internet para ouvir. Isso porque é possível baixar o conteúdo, via aplicativos, para escutar offline.

2. Fidelidade do público

Pense só: como o podcast é um formato de conteúdo muito flexível e sob demanda, você pode investir em uma linguagem direta e que combine com o que o seu público busca. Esse fator, aliado à produção de informações de qualidade, torna o relacionamento com os ouvintes muito mais forte e fiel.

3. Baixo custo 

Esse é mais um dos motivos para você investir na produção de podcasts. Ao contrário de outros formatos, como os vídeos, em que você precisa investir financeiramente em figurino, iluminação, cenário e muitas horas editando tudo, os podcasts não tem tantos custos. Basta você obter um microfone e fone de ouvido de qualidade, e você poderá gravar — inclusive diretamente do escritório. 

Como começar a criar um podcast para sua empresa

Tudo bem, você já entendeu quais são as vantagens de investir em um podcast, mas como fazer isso? Primeiramente, saiba que você precisa planejar, testar e mensurar resultados, já que no marketing, o segredo é experimentar coisas novas e adaptá-las conforme os efeitos. Feito isso, o passo a passo é o seguinte:

  • pesquise os assuntos que mais interessam seu público-alvo;
  • pense em um bom nome;
  • defina o formato (entrevistas, conversa informal, documentário);
  • crie um roteiro do que será falado;
  • tenha um bom microfone e fone de ouvido;
  • edite seu podcast gratuitamente com o Audacity;
  • disponibilize em plataformas de podcasts, como iTunes e Soundcloud;
  • mensure e analise os resultados. 

Sendo assim, agora que você já sabe o que é podcast, provavelmente entende que essa é uma ótima oportunidade para a sua empresa. Os benefícios fazem a produção valer a pena, afinal quem é que não quer conquistar um ótimo alcance, com baixo custo e ainda criar um relacionamento fiel com o público? 

Gostou do post? Então, se quiser continuar informado sobre marketing digital, leia, agora mesmo, o nosso artigo sobre como fazer um infográfico!