Elaborar estratégias de SEO local é fundamental para que as PMEs (pequenas e médias empresas) possam aparecer para o seu público e fazer frente às grandes empresas que, praticamente, dominam os motores de busca, como o Google.

Desde 2014, o Google passou a priorizar os negócios locais, ou seja, mostra com mais frequência as empresas presentes nas proximidades do usuário. Mas, como aparecer na ferramenta de busca? Leia esta postagem e descubra como fazer sua empresa se destacar e gerar mais vendas!

O que é SEO local?

É certo que você já tenha ouvido sobre SEO (Search Engine Optimization) por diversas vezes. O SEO local consiste em adicionar dados da geolocalização de sua empresa nessas otimizações. Apesar de parecer algo complexo, na verdade é bem simples.

Para que sua empresa se destaque dos concorrentes e apareça entre os primeiros resultados de busca, é preciso adotar algumas estratégias de SEO local. Veja abaixo algumas dicas:

1. Invista em avaliações positivas

Receber avaliações positivas para a sua empresa é fundamental para alcançar o sucesso. Buscar por elas é um hábito comum antes do possível cliente comprar algo ou contratar um serviço e, caso sua reputação não seja positiva, isso prejudica a marca.

Segundo um estudo realizado pela Harvard Business School, a cada estrela que você aumenta em sua avaliação, é possível aumentar a arrecadação da empresa em até 10%. Aposto que isso agradaria, não?

2. Utilize o Google Meu Negócio

Outra ferramenta fundamental para uma estratégia de SEO local efetiva é a criação de um perfil de sua empresa no Google Meu Negócio (Google Business). Imagine poder colocar as informações de sua marca diretamente no Google!

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Por meio desse perfil, você poderá inserir diversos conteúdos relacionados à sua empresa, incluindo produtos ou serviços, horário de funcionamento, categoria de negócio e muitas outras que, certamente, farão com que o nome apareça para seus clientes.

3. Torne o seu NET forte

Mas o que é NET? Diferentemente do que você possa pensar, não estamos nos referindo à internet, mas sim às informações fundamentais de contato de sua empresa: nome, e-mail e telefone. Esses dados são essenciais para que o cliente possa te encontrar e entrar em contato.

Segundo dados recentes, mais de 40% das empresas que possuem um NET inconsistente tem grandes dificuldades para conseguir um bom ranqueamento nos motores de busca. Mantenha essas informações sempre atualizadas em todos os canais que a empresa atua, incluindo nas redes sociais e nos guias locais.

4. Crie conteúdo local

Não adianta falar somente sobre sua empresa ou produtos na internet. É preciso desenvolver conteúdos que sejam de interesse da persona, incluindo materiais que falam sobre a cidade ou a região de atuação.

Para dar certo, é preciso relacionar o segmento de atuação da empresa com o contexto do local de maneira estratégica. Não confunda com transformar o blog de sua empresa em uma página de notícias.

Buscar parcerias com outros blogs de influência na região é uma técnica muito eficaz para conseguir backlinks para seu site, aumentando a relevância dele para o Google.

Essas são apenas algumas das estratégias de SEO local que você pode adotar para fazer com que sua empresa consiga mais tráfego orgânico, mas não são as únicas. É preciso analisar quais os canais mais relevantes para sua marca e trabalhá-los com sabedoria.

Agora que você já aprendeu algumas estratégias, aproveite a visita ao nosso blog e leia essa postagem sobre produtos e serviços de marketing digital.