Os brasileiros estão consumindo mais vídeos, isso é um fato comprovado pelo estudo Vídeo Viewers, realizado pelo Google em 2018. Para este ano, a tendência é que o consumo cresça ainda mais, consolidando o YouTube como o canal de vídeos e streaming preferido dos usuários.

Adotar a produção de vídeo para estratégias de marketing digital não é mais uma opção, é uma necessidade. Se você deseja ter mais efetividade e alcançar os melhores resultados, é preciso aderir a esse formato.

Nesta postagem, abordaremos um pouco mais sobre sua importância, objetivos possíveis e como eles podem impactar o engajamento da sua marca. Confira!

Por que usar vídeos em uma estratégia de marketing digital?

A produção de vídeos não é algo tão complicado como se pensa, atualmente, os celulares possuem câmeras cada vez mais potentes, e surgiram uma infinidade de aplicativos de edição que são extremamente simples de se utilizar.

Claro que isso não substitui um vídeo feito de forma profissional com equipamentos de ponta, mas é um caminho para aqueles que estão começando.

Nos últimos anos, o consumo de vídeos online aumentou 135%, segundo o Google, enquanto a TV cresceu apenas 13% no mesmo período.

Não dá para negar, o vídeo veio para ficar e ignorá-lo em sua estratégia de marketing, certamente, impactará de forma negativa os resultados obtidos.

Para quais objetivos o vídeo é mais utilizado?

Existem diversos tipos de objetivos de um vídeo: aprendizado, entretenimento, conexão, etc. Abaixo separamos os mais visados pelas empresas em suas estratégias de marketing digital.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Conversão

Um dos principais objetivos das empresas na produção de vídeos é a conversão. Contudo, diferentemente das propagandas de televisão, os vídeos têm um formato mais dinâmico e convidam o espectador a realizar uma determinada ação, inclusive a de compra.

Promoção

Sabe aquele vídeo que apenas mostra um produto ou faz uma prévia de um evento, mas não tem a intenção de fazer uma venda ou conversão? São vídeos promocionais. Seu foco é tornar uma marca ou produto conhecido e não gerar leads ou conversões.

Educação

Não estamos falando sobre cursos online! Os vídeos educativos têm por objetivo apresentar conteúdos, esclarecer dúvidas e, até mesmo, mostrar como funciona um produto. Eles são importantes no processo de amadurecimento da decisão de compra e em sua fidelização.

Institucional

Apresentar a empresa, simples assim! Geralmente aborda-se muito a questão dos projetos sociais em que a companhia está envolvida, além de expor sua cultura e buscar gerar identificação em seus consumidores para fortalecer a imagem institucional.

Como os vídeos impactam os resultados de sua empresa?

Engana-se quem pensa que a produção audiovisual serve apenas para aparecer mais. Ter vídeos no site da empresa, por exemplo, é uma ótima maneira de alavancar o SEO (Search Engine Optimization — Otimização para Mecanismos de Busca) e elevar o ranqueamento no Google, gerando mais tráfego orgânico.

Além disso, eles promovem uma taxa de conversão nas redes sociais superior a qualquer outro formato, proporcionando mais comentários, curtidas e compartilhamentos e aumentando a relevância da página ou perfil de sua empresa.

Um vídeo consegue mexer com o emocional das pessoas e oferece uma experiência incrível, fazendo com que sua empresa seja facilmente lembrada.

A produção de vídeo é algo essencial para qualquer estratégia de marketing digital bem-sucedida, desde que se trabalhe de forma inteligente e profissional.

Agora que você já compreende melhor a importância de um vídeo, curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais conteúdos como este!