Provavelmente você já sabe que as redes sociais são excelentes ferramentas para expandir seu negócio e tornar sua marca conhecida. A questão é que algumas empresas alcançam muito mais sucesso do que outras que, aparentemente, estão fazendo a mesma coisa, nos mesmos lugares.

O segredo é que elas sabem as estratégias certas quando o assunto é produção de conteúdo para redes sociais.

Para obter bons resultados, é essencial criar conteúdo relevante, que gere engajamento do público. Somente assim, novos leads são atraídos e a marca é divulgada para as pessoas certas.

Se você já teve diversas tentativas frustradas nas diferentes redes sociais, queremos te ajudar. Confira nossas 5 dicas de como melhorar suas publicações.

1. Conheça (muito bem!) o seu público

Parece desnecessário falar sobre isso. Mas acredite: ainda existem muitas empresas que erram em sua produção de conteúdo por não falarem para um público específico. Não atire para todos os lados; tenha um alvo certeiro e trabalhe para atingi-lo.

Conhecer o público envolve saber quais são seus interesses e suas necessidades, além de estudar o seu comportamento nas redes. Isso apontará que tipo de conteúdo e de linguagem será mais bem recebido.

A principal dica é definir uma persona (ou mais), que é uma representação do seu cliente ideal. A partir daí, o conteúdo deve ser produzido pensando nesse perfil.

2. Identifique quais redes sociais são mais indicadas

Por mais que seja tentador estar em todas elas, pode ser um desperdício de tempo e energia ter um perfil em redes sociais em que seu público não esteja presente. Ou pior: ter um perfil e não conseguir alimentá-lo com conteúdo.

Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn… Onde seu público está? Qual o diferencial dessas redes e como se encaixam em sua estratégia? Essas são perguntas importantes para definir quais as melhores opções para seu negócio.

Além disso, é importante dizer que não é interessante replicar exatamente o mesmo conteúdo em todas as plataformas. Afinal, cada rede tem as suas especificidades e demandam um formato mais assertivo em termos de engajamento.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

3. Foque um determinado nicho

Mais do que conhecer o seu público, é fundamental saber em que nicho ele se encaixa. Assim, seu conteúdo será ainda mais certeiro. Isso quer dizer que também  é importante conhecer o mercado em que seu negócio está inserido.

A delimitação mais específica facilita a comunicação, que se torna mais direcionada e, consequentemente, mais efetiva.

Por exemplo, criar conteúdo para mulheres em geral fica muito vago. Agora, se você define que falará para mulheres que são mães, trabalham fora e precisam de soluções práticas para o dia a dia, o conteúdo pode ser muito melhor planejado.

4. Saiba o que seu público deseja

Muitas vezes, a compra do seu produto é uma consequência e não o que seu público estava procurando. Por isso é tão importante pensar em um conteúdo relevante, que agrega valor ao consumidor.

Uma boa estratégia é fazer testes, diversificando nos tipos de publicações e formatos. Ao medir posteriormente o engajamento, descobre-se o que mais agrada seus seguidores.

Além disso, existe a possibilidade de ser direto e perguntar à audiência o que ela deseja ver. Existem as caixas de perguntas e enquetes que facilitam essa tarefa.

5. Invista no visual do seu conteúdo

Quando o assunto é rede social, vale sempre lembrar daquela máxima de que “uma imagem vale mais que mil palavras”. Muitas pessoas rolam automaticamente o feed, até que encontrem algo que chame atenção suficiente para que parem e leiam o que está sendo falado.

Por isso é tão importante apostar em imagens de boa qualidade. Existem diversas ferramentas, inclusive gratuitas, que podem facilitar nessa missão.

Enfim, com criatividade e as estratégias certas, a produção de conteúdo para redes sociais pode alcançar excelentes resultados para o seu negócio. Se mesmo com essas dicas ainda parece algo difícil e que vai te tomar muito tempo, existe outra opção.

Você pode contar com ajuda especializada para criar conteúdos realmente interessantes para suas redes, capazes de cativar seu público e melhorar a imagem de sua marca. Nós, da Dona Fica, podemos ajudar. Entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer pelo seu negócio!