Você sabe como as plataformas digitais mudam os processos empresariais? Se ainda não sabe, está na hora de saber. Diversas empresas já nasceram com uma identidade digital, levando aos consumidores serviços já informatizados. Contudo, se esse não é o seu caso, é importante saber o que são essas plataformas e como elas ajudam as empresas a obterem melhores resultados. Veja agora como isso é possível com essa tendência do mercado. Boa leitura!

O que são plataformas digitais?

Pode-se dizer que uma plataforma digital é um modelo que conecta usuários e elimina intermediários. Dessa maneira, as transações se tornam mais rápidas e baratas. Para que isso aconteça, utiliza-se de ferramentas de tecnologia.

Para exemplificar, você pode pensar nos sites de e-commerce, como o Mercado Livre. Nesses casos, as pessoas podem, livremente, vender e comprar itens sem precisar de intermediadores. No passado, as pessoas precisavam ir até um antiquário ou “topa tudo” para encontrar o que desejavam.

Outros exemplos são os aplicativos de viagens, como o Uber. Em vez de precisar ligar para cooperativas para pedir um táxi, o próprio aplicativo une o consumidor a quem está mais próximo da casa dele. Ou seja, a plataforma facilita as negociações.

Quais são as funcionalidades?

As funcionalidades dependem do modelo de negócio adotado. De qualquer maneira, elas utilizam o que há de mais novo no mercado da tecnologia para proporcionar respostas mais rápidas, eficientes e baratas aos consumidores. Nesse sentido, você pode pensar nas plataformas de cartão de crédito. Em vez de precisar ligar para o cartão ou esperar a fatura chegar, o consumidor tem controle de todos os seus dados na palma da mão.

Com isso, golpes são evitados em tempo hábil, já que uma compra indevida pode ser reportada na mesma hora. Além disso, há economia para a empresa, que pode diminuir a necessidade de atendimento em call center padrão, além do gasto com emissão de faturas por correios.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Quais são as vantagens?

Veja agora quais são as grandes vantagens para as empresas adotarem plataformas automatizadas.

Reduzir custos

Como você viu, trabalhar com plataformas digitais diminui os custos para a empresa. Outro exemplo de redução são as plataformas de atendimento. Elas permitem que os clientes tirem dúvidas com robôs antes de serem encaminhados para um analista. Dessa forma, as perguntas mais triviais têm respostas mais rápidas, o que é bom tanto para o consumidor quanto para a empresa. Essa estratégia é usada por grandes bancos e empresas de telefonia, por exemplo.

Automatizar processos

Os custos só podem ser reduzidos quando há automatização de processos. Com ferramentas inteligentes, utilizando Big Data, Internet das coisas e Machine Learning, as empresas conseguem automatizar tarefas que anteriormente eram realizadas por colaboradores, diminuindo custos com equipe e falhas.

Encantar o cliente

Ao automatizar os processos, a empresa consegue encantar seus clientes. Se as respostas para cada necessidade for mais rápida e eficiente, os consumidores ficaram mais satisfeitos com cada processo. Isso vale para cada etapa, como produção, envio, suporte ou qualquer outra que a empresa tenha.

Agora que você sabe o que é uma plataforma digital, procure uma empresa que possa ajudar seu negócio a se digitalizar da melhor maneira possível. Eles fazem análises robustas e indicam quais são os caminhos a serem traçados.

Quer receber mais conteúdos como este? Assine agora mesmo a nossa newsletter e fique ligado em todas as informações. Esperamos por você!