O que garante que uma empresa seja reconhecida e tenha destaque no mercado é um bom planejamento estratégico de marketing, inclusive, o digital. Não se tratam somente de ações de divulgação de marca, mas de um estudo mais aprofundado do mercado, da concorrência e do público almejado, capaz até de trazer melhorias para os produtos e serviços de uma empresa.

Começar um novo ano sem um planejamento estratégico que inclua todas as ações possíveis para aumentar as vendas e melhorar o posicionamento da marca no mercado é como dar um tiro no escuro, sem ter a menor ideia se acertará. Por isso, se você ainda não fez o planejamento estratégico da sua empresa para este ano, precisa começar imediatamente.

Então, pensando em ajudar você a realizar esta tarefa com todos os seus requisitos tão importantes, elaboramos este post que listará tudo o que não pode faltar em um planejamento estratégico anual de marketing e, ainda, dará uma dica valiosíssima sobre como colocá-lo em prática. Confira!

O não pode faltar em um planejamento de marketing digital?

Quanto mais completo for um planejamento estratégico de marketing, maior será a probabilidade de se conseguir os resultados esperados. Por isso, certifique-se de que o da sua empresa tenha, ao menos, os itens que veremos a seguir.

Pesquisa de mercado

O primeiro ponto a ser levado em consideração em um planejamento estratégico, apesar de óbvio, é muitas vezes ignorado. Trata-se da pesquisa de mercado. É a partir dos seus resultados que todos os demais itens serão definidos.

Hoje, além da pesquisa, ainda se pode levar em consideração os dados históricos da própria empresa, capazes de apontar até mesmo mudanças nos comportamentos de consumo de um ano para o outro.

Planejamento sem embasamento, seja de pesquisa, seja de dados da empresa, não é planejamento, é suposição.

Definição de objetivos

Uma vez interpretados os dados da empresa e os resultados das pesquisas, é necessário definir objetivos e metas que sejam mensuráveis e, principalmente, realistas e alcançáveis. Pois, se estiverem muito acima do possível, serão facilmente abandonadas ao longo do ano.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Portanto, defina objetivos e metas claras e, preferencialmente, numéricas, como o aumento das vendas em X% até o mês Y. Mas não se esqueça que essas definições precisam ser coerentes com os resultados das pesquisas e das informações extraídas dos dados da empresa, para que sejam possíveis de serem alcançadas.

Procure saber mais sobre metodologias como a SMART (específico, mensurável, atingível, relevante e temporal) ou como a OKR (Objectives and Key Results — objetivos e resultados chave) capazes de ajudar você nessa tarefa.

Detalhamento do público

Não existe uma estratégia bem-sucedida que não tenha levado em conta um estudo aprofundado sobre o público ao qual se destina. Para auxiliar nessa tarefa, além da definição da segmentação de público a ser atingido, o ideal é trabalhar com uma persona para cada representante desse público.

A persona é uma espécie de personagem fictício que reúne todas as características e costumes das pessoas que compõem o público que se pretende atingir.

Estudo da concorrência

Tão importante quanto conhecer a própria marca, o mercado e os seus consumidores, é entender como a concorrência atua sobre eles. Quais os pontos fortes que poderiam fazer com que o seu público opte por outra marca ou, ainda, quais os pontos fracos capazes de fazer com que a rejeitem e escolham a sua.

Somente desse modo será possível estabelecer um plano de ação para se tornar a escolha certa do seu consumidor.

Especificação de ações e cronogramas

Com todas essas informações interpretadas em mãos, é hora de definir o que e quando fazer para que todos os objetivos sejam cumpridos. Isso inclui os canais digitais que serão utilizados.

Para que o planejamento estratégico traga resultados esperados é importante contar com o apoio de uma agência especializada em marketing, capaz de dar todo o suporte para que nenhuma etapa seja ignorada e que possa oferecer toda a experiência necessária para que tudo seja feito dentro do esperado.

Agora que você já sabe o que é preciso para acertar no planejamento estratégico de marketing digital para a sua empresa, então, entre em contato conosco agora mesmo e entenda como podemos ajudar você nessa missão!