Não precisamos voltar muito no tempo para perceber que a forma de consumir informação mudou significativamente. Com o avanço do marketing digital e do marketing de conteúdo, novas estratégias surgem, muitas vezes, mais rápido do que conseguimos acompanhar. Por isso, você talvez ainda não saiba exatamente o que são podcasts.

Algo que já ficou claro é que as pessoas hoje não têm muito tempo disponível e, por isso, não querem se sujeitar a uma grade de horários para assistir ou ouvir aquela programação de seu interesse.

Por causa disso, o podcast é uma tendência cada vez mais aceita entre os brasileiros, já que pode ser acessado e ouvido a qualquer momento, de qualquer dispositivo. O melhor é que o usuário escolhe o assunto de sua preferência e pode consumir informação enquanto realiza outras atividades.

Continue lendo para saber mais sobre como os podcasts estão sendo usados como estratégia de marketing e quais as vantagens de utilizá-los.

O que são podcasts?

De maneira bem resumida, podemos dizer que um podcast se assemelha a um programa de rádio. Seu diferencial é que o conteúdo é sob demanda, ou seja, o consumidor escolhe o que quer e quando quer ouvir. Podemos comparar também com um blog, mas em vez de o conteúdo ser disponibilizado por escrito, ele está em áudio.

O nome podcast surgiu em 2004, da junção dos termos iPod e broadcast, e se refere a um meio de transmissão de arquivos multimídia pela internet. Nele, seus criadores expõem sua opinião sobre um assunto qualquer, seja cultural, educacional, religioso, humorístico, enfim, o que a imaginação permitir.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Como são usados?

Os podcasts geralmente são distribuídos via RSS, então o usuário pode fazer uma assinatura e acompanhar as atualizações por notificações automáticas. Podem ser ouvidos em diferentes dispositivos, como smartphone, tablet e computador. Uma grande vantagem é que é possível fazer o download do podcast para ouvir posteriormente, mesmo sem conexão à internet.

Para produzi-los, existem basicamente dois tipos: o presencial e o remoto. No primeiro caso, trata-se da gravação de uma conversa entre duas ou mais pessoas que estão no mesmo ambiente. Isso pode ser feito de forma simples, utilizando apenas um celular com gravador de áudio.

O segundo é quando os envolvidos na conversa estão em diferentes lugares, o que exige um aplicativo de chamadas e um software de gravação. Um bom exemplo de ferramenta é o Skype, que serve para realizar chamadas e já tem a função de gravar as conversas.

Os podcasts são cada vez mais utilizados por profissionais e marcas que entendem que para ser relevantes hoje é preciso cativar seu público com conteúdo atrativo e de qualidade.

Como estratégia de marketing, um bom começo é pegar os textos do seu blog e disponibilizar em áudio. Depois, passe a produzir conteúdo que se encaixe na jornada de compra de sua persona.

Quais as vantagens de usar?

No decorrer do texto, já apontamos algumas vantagens, mas vamos destacar algumas:

  • diferencial competitivo: ainda podemos considerar pequena a adesão de empresas a esse formato, portanto, é uma forma de sair na frente da concorrência e se tornar referência no assunto;
  • mobilidade: a ideia de não precisar ficar parado na frente de um dispositivo para consumir a informação é muito atrativa. As pessoas hoje querem receber conteúdo enquanto fazem atividades mecânicas, como lavar louça ou caminhar na esteira;
  • poder de decisão: os usuários modernos gostam de decidir o que consumir, em vez de serem bombardeados por propagandas e anúncios cansativos e que não os interessam;
  • fácil consumo: a possibilidade de ouvir online sem precisar baixar aplicativos ou fazer o download para ouvir sem precisar de internet é outra grande vantagem dos podcasts;
  • fidelização do ouvinte: o tom casual das conversas em um podcast produz empatia no público e promove uma boa relação. Assim, o ouvinte permanece conectado e acompanha fielmente os próximos conteúdos.

Agora que você já sabe o que são podcasts, não vá embora ainda. Se gostou desse conteúdo, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que falamos por aqui.