Você já deve ter ouvido essa pergunta, o que é storytelling? Basicamente significa contar uma história que envolva o leitor e faça com que ele se identifique com a personagem da narrativa demonstrada, além de aproximar a pessoa que consome o conteúdo de sua marca.

Histórias marcantes fazem com que o leitor tenha uma experiência única com o conteúdo, afinal, os apaixonados por storytelling não querem apenas adquirir conhecimento ou solucionar seu problema. Além disso, eles têm a expectativa de se aventurar em uma boa história.

Este post tem a proposta de mostrar como utilizar o storytelling em seu marketing digital.

Seja criativo

Para atingir um resultado satisfatório com seu storytelling, o produtor deste conteúdo precisará ser criativo, ser livre para criar uma história que mexa o ilusório do consumidor. Além de fazer com que a persona sinta-se como se fosse parte da história, é necessário ser criativo para adentrar na imaginação de quem lê a narrativa, como se a pessoa fosse o personagem principal.

Conheça bem o seu público

É preciso entender o público para qual o storytelling será destinado. Como já havíamos dito, esse forma de conteúdo, mais que levar conhecimento ao leitor, tem a ideia de ativar seu lado emocional. Para isso, é preciso que seja elaborado em estudo antes de direcionar este estilo de narrativa para todo tipo de leitor.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Deve ser considerado o perfil de cada persona e descobrir qual é o seu problema, pois além de se envolver com o consumidor, o storytelling também tem o intuito de curar a dor do cliente. Conhecendo bem o público, você tem a possibilidade de criar um conteúdo para cada segmento de persona, satisfazendo assim, todo amante de um bom storytelling.

Crie um personagem forte

O ponto mais importante da narrativa em questão é o personagem principal. Ao elaborar as devidas pesquisas e estudos para conhecer seu público, você terá conhecimento da personalidade de cada um. Isso facilita a criação de um personagem principal.

Ele deve ser forte e encarar desafios durante a história que façam o leitor pensar que não podem ser superados, mas ao fim mostram que com determinação e força de vontade ele consegue vencê-los. Isso faz com que o consumidor se identifique com o personagem, fazendo uma analogia com os problemas que ela enfrenta em seu cotidiano.

O storytelling tem uma composição emocional envolvida, que faz com que o leitor sinta que aquela história tivesse sido escrita exclusivamente para ele. Essa identificação tão forte que esse estilo de texto pode fornecer faze que o consumidor crie uma espécie de paixão platônica pela história e estreite o laço afetivo com o produtor do conteúdo.   

O sentido da produção de um conteúdo como o storytelling, é que algumas pessoas consomem um produto ou uma marca se ele tiver a capacidade emocionar, pois, existem clientes de vários perfis, os mais “sentimentais”, digamos assim, só se interessam por um produto ou serviço se ele mexer com o seu lado emocional.

Agora que você sabe o que é storytelling, deixe um comentário sobre o que você achou dele, sua opinião é importante para nós.