Ao iniciar uma estratégia de marketing nas mídias sociais, normalmente, há uma falsa impressão de que o processo será tranquilo. Afinal de contas, é difícil encontrar alguém que nunca mexeu em qualquer rede social. Sabemos do poder dessas mídias e tudo parece ser muito intuitivo. 

O problema só começa a aparecer quando nos damos conta de que, para a empresa conseguir desenvolver um bom trabalho nessas redes, é preciso muito mais que adicionar pessoas e fazer publicações. Sem um planejamento, compromisso em produção de bons conteúdos e monitoramento das ações, as coisas podem tomar um caminho nada bom.  

Pensando nisso, reunimos aqui alguns conselhos indispensáveis para quem precisa de uma gestão competente de mídias sociais. Esse tema parece interessante para você? Então, continue lendo e confira!

Escolha as mídias sociais que fazem sentido para o seu negócio

Já é praticamente um consenso que o Facebook e o Instagram são imprescindíveis em uma estratégia de marketing digital. Não é por menos. Só no Brasil, quando somadas, essas redes contam com cerca de 200 milhões de usuários. 

No entanto, muitas empresas deixam de explorar outras mídias sociais por se deslumbrarem com esses dados. É preciso ver onde, de fato, seu público-alvo passa mais tempo e as possibilidades de gerar negócios por lá. Redes como Pinterest, LinkedIn e Twitter podem ser de grande valia para sua empresa. 

Produza conteúdos relevantes e seja consistente nas postagens

Ainda hoje vemos muitas empresas usando as mídias sociais de maneira equivocada. Enquanto uns acham que essas plataformas funcionam como uma espécie de classificados, outros apostam nos memes e imagens de bom dia. 

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Não há nada de errado em mostrar os seus produtos, falar de preços e ser descontraído, porém, as postagens devem ser pensadas de forma estratégica. Um gif de gatinho pode até gerar alguns likes, mas dificilmente isso vai ter um impacto positivo no seu negócio. 

Faça relatórios periodicamente

A melhor maneira de saber se as suas ações estão dando frutos é observar os resultados frequentemente — pelo menos, uma vez por mês. Sendo assim, além de ter um panorama da real situação, você pode mostrar os números aos envolvidos para direcionar melhor os esforços. 

Nas próprias redes sociais você consegue ter acesso a diversos indicadores de performance e insights sobre a audiência. No entanto, é possível fazer relatórios mais profissionais com apenas alguns cliques por meio de ferramentas de gerenciamento — como a mLabs e a Etus. 

Conte com o auxílio de uma consultoria especializada

Para ter um bom desempenho na gestão de redes sociais, o ideal é trabalhar com uma equipe. Você vai precisar de pessoas para planejar os conteúdos, criar anúncios, interagir com os usuários etc. Caso decida deixar apenas um funcionário responsável por todas as etapas, os resultados podem ficar abaixo do esperado. 

Nesse caso, vale mais a pena terceirizar o serviço e ter à disposição uma equipe especializada. A donafica trabalha com a gestão de mídias sociais desde o planejamento até a mensuração dos resultados, sempre visando entregar a melhor experiência ao público-alvo e, assim, obter o maior engajamento. 

Deu para perceber a importância do profissionalismo na gestão das mídias sociais? As empresas que não têm nenhum direcionamento e não se preocupam com a imagem da marca nessas redes estão predestinadas a perder público para a concorrência. Portanto, dê mais atenção aos seus canais hoje para usufruir dos benefícios o mais breve possível.

Ainda tem alguma dúvida sobre gestão de mídias sociais? Entre em contato conosco e converse com um especialista