Nunca se fez tantas coisas no ambiente online quanto se tem feito desde o início da pandemia de coronavírus em dezembro de 2019. As razões são bem claras: a necessidade do distanciamento social e da permanência em casa para frear a disseminação da doença. É aí que marketing digital e a covid-19 começam a se relacionar.

Confinadas em suas residências, as pessoas buscam cada vez mais conteúdo, a base do marketing digital, para se distraírem. Além disso, também passaram a recorrer às compras online e aos serviços de entrega para obterem os produtos mais básicos, como os de supermercado.

Muitos acreditam que essa situação é passageira, porém, alguns dos hábitos de consumo que foram criados por causa dela passarão a fazer parte no chamado “novo normal”. Ou seja, em meio a toda essa crise, existem muitas oportunidades. Quer saber como encontrá-las? Continue lendo!

Por que não é recomendado interromper as ações de marketing digital nesse momento?

Em cenários de crise, muitas empresas começam a cortar gastos em áreas como o marketing, porém, a falta do investimento em estratégias para aquisição de novos clientes e fidelização dos antigos pode tornar os impactos da recessão ainda maiores.

Contudo, no caso específico do marketing digital e covid-19 estamos em um ponto que a continuidade de muitos negócios depende de sua migração para os meios digitais e não existe mais a possibilidade de crescimento sem isso. Portanto, o ponto de partida para atravessar o momento de crise é justamente intensificar as ações de marketing digital e investir em alternativas de venda à distância.

Quais ações de marketing digital são mais recomendadas?

Existem diversas ações de marketing digital possíveis de acordo com cada tipo de negócio, com um pouco de criatividade é possível reinventar a sua empresa e, até mesmo, aumentar a sua base de clientes e suas vendas. Entretanto, algumas delas trarão resultados seja qual for o seu tipo de negócio, veja quais nos próximos tópicos.

Humanizar a marca

O momento é de muitas dificuldades para todos. Famílias perderam a renda e, pior ainda, perderam entes queridos. O momento é de solidariedade, união, humanização. Engajar a sua marca em ações sociais humanitárias, por mais simples e de baixo custo que sejam, certamente a aproximará daqueles que antes de serem consumidores são pessoas.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Criar conteúdo de valor

O consumo de conteúdo útil nunca foi tão grande quanto agora. Muitas das pessoas que estão impedidas de trabalhar ou migraram para o home office buscam aproveitar esse tempo para melhorar a sua qualificação. Conteúdos educativos sobre o seu mercado se tornarão um diferencial para a sua marca. Os de entretenimento também podem ajudar a torná-la mais humana.

Intensificar as estratégias de SEO

Ao mesmo tempo que as oportunidades de negócio online estão em franca expansão, a disputa pela atenção do público cresce na mesma proporção. Nesse contexto, ser encontrado antes do seu concorrente faz toda a diferença, por isso, investir em SEO (Search Engine Optmization) é o que garantirá o sucesso da sua estratégia de conteúdo.

Interagir nas redes sociais

Já falamos sobre a necessidade de humanização da marca, certo? Com isso, também é possível a aproximação com o público, e nada faz isso melhor que a interação direta com ele por meio das redes sociais. Responder a cada uma das manifestações de seus clientes nelas é fundamental.

Divulgar as medidas de prevenção

Também, é muito importante que as pessoas saibam quais medidas são tomadas pela sua marca para prevenir a contaminação pelo coronavírus. Por isso, não basta implementá-las, é preciso que seus clientes tomem conhecimento delas para que sintam seguros em receber seus produtos e serviços sem medo de estarem contaminados.

Não esqueça de monitorar e avaliar os resultados de cada uma das ações de marketing digital realizadas durante a pandemia. Fazendo isso, você será capaz de manter as melhores práticas descobertas durante a crise.

Como você viu ao longo deste post, é possível conciliar marketing digital e covid-19, por meio de estratégias para encontrar boas oportunidades em meio crise, sem perder a humanidade da sua marca.

Ficou claro como o marketing digital é essencial para atravessar esse momento delicado? Então, para ter acesso em primeira mão a mais dicas como essas, siga-nos no Facebook!