Com a popularização da Internet, principalmente em smartphones, as pessoas se acostumaram a pesquisar por diversos estabelecimentos rapidamente pelos seus dispositivos móveis. Nesse sentido, a plataforma do Google de diretórios, o Google Meu Negócio, pode ser muito útil.

Qualquer negócio pode ser beneficiado pela ferramenta. Com ela, todos os meses 5 bilhões de restaurantes são buscados, 3 bilhões de hotéis e 1 bilhão de lojas de roupas.

Neste texto, você entenderá como funciona o Google Meu Negócio e aprenderá a fazer o cadastro e a inserir as informações.

Quer saber mais? Então, veja agora o conteúdo que preparamos para você. Confira!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita para que as empresas possam aumentar a exposição delas na busca do Google, com informações confiáveis e atualizadas, que despertem o interesse dos usuários nos serviços e produtos comercializados pela marca. Os resultados também estarão disponíveis no Google Maps.

Como funciona?

Como você viu, o Google Meu Negócio se tornou um grande classificado de empresas. Já que as pessoas sempre buscam por instituições no buscador, as estratégias de marketing digital incluem trabalhar com eficiência nessa ferramenta. Quando se atua em pequenos negócios locais, a necessidade é ainda maior para dar visibilidade a eles.

Por ser um serviço é gratuito, não há nenhum motivo para que a sua empresa esteja de fora da ferramenta. Ou seja, é possível aparecer no Google de graça quando um usuário pesquisa por pontos próximos dele.

O perfil de uma empresa na plataforma é chamado de Ficha. Nela, diversas informações podem ser cadastradas, como:

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert
  • nome comercial da empresa;
  • endereço;
  • formas de pagamento;
  • horário de funcionamento;
  • telefone;
  • outras informações relevantes.

Para conseguir bons resultados, é necessário que tudo seja preenchido corretamente.

Como criar a conta?

Para criar sua conta, siga os seguintes passos:

  • vá até a homepage do Meu Negócio e clique ou pressione em “Comece agora”;
  • depois disso, você deverá preencher um formulário com os dados da empresa, dizendo se o atendimento é no seu endereço ou se você vai até o negócio;
  • confirme as informações que digitou e assinale que você é responsável por fazer o gerenciamento dos dados. Após isso, clique ou pressione “continuar”;
  • digite o número do seu celular. O Google utilizará a informação para confirmar a sua conta;
  • digite o código e você já poderá administrar suas informações.

Como gerenciar e editar o local?

É muito fácil criar sua conta, não é mesmo? Agora é a hora de inserir as informações do seu negócio. Para isso:

  • faça o login no site do Google Meu Negócio;
  • em um menu à esquerda, pressione ou clique em “Informações”;
  • realize todas as edições ou inserções que achar necessário e depois clique em “Aplicar”.

Assim que as edições forem feitas, o status mudará para “Em revisão”. Se você quiser excluir alguma seção, basta clicar em Remover.

É necessário se lembrar de que quando alguma informação é removida, o tempo para que ela deixe de aparecer pode ser de até 60 dias. Além disso, as informações podem aparecer em backup por mais tempo.

Se elas estiverem publicadas por outras origens, não poderão ser excluídas. Dessa forma, não é possível editar palavras-chave que identifiquem sua empresa ou mesmo resumos editoriais que sejam exibidos na consulta da sua marca.

Agora que você sabe como funciona o Google Meu Negócio, é hora de fazer o seu cadastro e começar a completar sua ficha. Lembre-se de que é necessário inserir o máximo de informações possíveis para ter um resultado satisfatório.

Você gostou deste texto? Então, compartilhe-o agora mesmo nas suas redes sociais. Contamos com você!