O planejamento na hora de abrir uma empresa e lançar um produto no mercado é essencial para começar com o pé direito. No entanto, muitos ainda não dão a devida importância à gestão da marca — o que compromete a longevidade do negócio. 

Existem diversos processos para manter o seu negócio funcionando, como o fluxo de caixa, a logística, as vendas etc. A gestão de marca também deve estar na lista de prioridade para o funcionamento da empresa. Essa é uma das formas mais eficazes de evitar a estagnação.

Quer saber o que é gestão de marca, sua importância, como fazê-la e o papel do marketing digital nisso tudo? Continue lendo e confira!

O que é gestão de marca e qual é a sua importância?

Também conhecida como branding, a gestão de marca envolve diversas ações que visam deixar a sua marca na mente dos consumidores de maneira positiva. Ou seja, quando bem executada, ela se torna amplamente conhecida e desejada pelo público-alvo. 

É bastante provável que você se considere fã de algumas marcas e não tenha intenção de trocá-las por outras. Uma das mais conhecidas por ter um branding forte é a Apple. Existem milhões de usuários que só usam produtos da companhia e até mesmo a defendem com unhas e dentes.  

Como fazer uma gestão de sucesso para a sua marca?

É preciso ter em mente que para um branding de sucesso é necessário tempo e muita estratégia envolvida. Não é do dia para a noite que você vai conseguir ganhar um espaço de destaque na mente dos consumidores. Dito isso, vamos a algumas dicas essenciais para uma gestão bem feita. 

Defina a missão, a visão e os valores

Se você não tem um foco desde o início fica bastante difícil chegar em algum lugar. Por isso, é importante deixar claro às pessoas a missão, a visão e os valores da empresa. Somente por meio de um posicionamento definido você permite que os consumidores se identifiquem com a marca.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Conheça o seu público-alvo

Para conseguir impactar o seu público-alvo positivamente você tem que conhecer os seus hábitos, interesses, dificuldades e várias outras características comuns. Caso contrário, você fica fora de sintonia e não entrega a melhor experiência aos clientes. Então, o ideal é fazer pesquisas e criar personas

Crie uma identidade visual única e marcante

Para fixar a sua imagem na mente do consumidor é indispensável contar com uma identidade visual marcante. Conhecer o público-alvo e ter um posicionamento claro vai ajudar bastante nessa etapa. Entretanto, também é de suma importância evitar ser genérico para se diferenciar das outras marcas e ter o destaque pretendido. 

Como o marketing digital ajuda no branding?

Ainda nos dias atuais é possível encontrar pessoas que acreditam que apenas um bom logotipo e algumas peças publicitárias atraentes são suficientes para encantar o público. Na verdade, não é tão simples assim. 

É preciso, principalmente, estar no lugar certo, atingir as pessoas certas e saber como se posicionar em sua comunicação. Todas as decisões vão impactar na experiência do cliente com a marca — ela pode ser tanto positiva quanto negativa. 

Portanto, somente com uma boa estratégia de marketing digital é possível selecionar os melhores canais, segmentar o público-alvo da maneira correta e definir a melhor abordagem nos meios digitais. 

Como tudo relacionado ao mundo do marketing, não há uma fórmula mágica para encantar os consumidores. Para alcançar o sucesso em sua gestão de marca é fundamental realizar pesquisas periodicamente, observar os números e testar novas estratégias. 

E você? Já fez algum trabalho de gestão de marca para a sua empresa? Conte para a gente aqui nos comentários!