Com a transformação digital, hoje, é possível criar estratégias de marketing mais segmentadas e com alto índice de conversão, como é o caso do link patrocinado no Facebook. Sabemos que constantemente surgem novas redes sociais, enquanto outras desaparecem, mas tudo indica que os anúncios pagos vieram para ficar.

Existem algumas diferenças entre as plataformas na hora de anunciar, mas o cerne da questão é o mesmo. Quando aprendemos a identificar a jornada do cliente e abordá-los no tempo certo, de forma eficaz, a ferramenta passa a ser o menor dos problemas.

Sabendo disso, reunimos algumas vantagens do link patrocinado e como executar essa estratégia no Facebook. Contudo, antes, vamos explicar brevemente o significado desse termo. Boa leitura! 

O que são links patrocinados?

Basicamente, os links patrocinados são anúncios nos quais você paga um valor para ganhar destaque em determinada mídia — nesse caso, no Facebook. 

O objetivo principal é estimular o seu público-alvo a clicar no anúncio — que geralmente vem acompanhado de um botão “saiba mais” — e levá-lo a uma página externa, como uma landing page

Tradicionalmente, eles ficam posicionados no feed e/ou na coluna direita, exceto nos dispositivos móveis que não tem essa última opção. No entanto, há diversas possibilidades de posicionamentos, mas veremos isso mais adiante.

Quais são suas vantagens?

Veja, agora, alguns dos benefícios de utilizar a estratégia de links patrocinados para os resultados da sua empresa. Continue a leitura!

Grande visibilidade

O Facebook é a rede social mais usada no Brasil, contando com mais de 127 milhões de usuários mensais. Então, se você quer impactar o seu público-alvo, esse é, sem dúvidas, um dos melhores caminhos.

Captura de leads

Com uma estratégia de inbound marketing bem estruturada, você pode oferecer um material rico ao seu público, por meio do link patrocinado, e capturar dados de clientes em potencial.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Vendas

A ferramenta Facebook Ads é bastante versátil. Caso você tenha uma oferta imperdível, por exemplo, é possível personalizar o seu anúncio com fotos, preços e descrições. Assim, basta um clique para o consumidor entrar na sua página de venda e concluir a compra. 

Como fazer uma campanha de link patrocinado no Facebook?

Primeiramente, é necessário acessar o gerenciador de anúncios do Facebook e clicar em “Criar um anúncio”. Em seguida, você será direcionado para uma página onde deverá seguir alguns passos.

Objetivo de Marketing

Existem três seções com diversos objetivos para a sua campanha: reconhecimento, consideração e conversão. Como o seu objetivo, aqui, é patrocinar um link, você vai encontrar algumas boas opções nas duas últimas colunas.

Segmentação

Essa é uma etapa importante para que a sua verba seja bem empregada. Portanto, é preciso filtrar as pessoas que serão impactadas pelo seu anúncio, de acordo com o perfil do seu cliente ideal. 

Posicionamentos

Nessa mesma ferramenta, você pode escolher se os anúncios serão veiculados no Facebook, Instagram, Messenger ou sites/aplicativos que compõem o Audience Network. Por padrão, o posicionamento selecionado é o automático.

Orçamento e programação

Aqui, você deve definir a verba utilizada na campanha e o tempo de duração. Há duas opções na hora de escolher o orçamento: vitalício ou diário. Assim, você não tem nenhuma surpresa desagradável no fim.

Formato, mídia e texto

Embora os formatos mais utilizados sejam fotos e vídeos, você pode optar por outros, como o carrossel — essa é uma excelente opção se você quer divulgar diversos produtos e um único anúncio. Feito isso, basta fazer o upload do material promocional e inserir um texto atrativo. 

É importante frisar que, para a campanha funcionar, é fundamental analisar os resultados periodicamente. As métricas analisadas dependerão do objetivo de marketing escolhido no início. Dessa maneira, você consegue aprimorar sua estratégia de link patrocinado no Facebook, a cada campanha. 

Deseja se aprofundar no assunto? Então, leia sobre a segmentação de público no Facebook!