O marketing digital oferece diversas maneiras de impactar o cliente ideal de uma empresa, porém, gerir todos os recursos disponíveis com eficiência é uma missão quase impossível sem a ajuda das ferramentas de automação de marketing.

Da gestão das redes sociais da empresa até a entrega de leads para o time de venda  existe uma longa jornada percorrida pela persona, que precisa ser conduzida e monitorada pela equipe de marketing para garantir que os objetivos da estratégia serão alcançados.

Para ajudar você a entender melhor como escolher e utilizar as ferramentas de automação de marketing da sua empresa, elaboramos este post explicando os principais pontos sobre o assunto. Então, continue lendo e entenda!

Qual a importância da automação do marketing?

Quanto mais personalizado for o tratamento dado a um lead, maiores são as chances de o converter em cliente. Contudo, trabalhar de modo customizado em escala se torna contraproducente, daí a importância de recorrer à automação de marketing.

Com a ajuda das ferramentas de automação de marketing pode-se melhorar o relacionamento com o cliente, identificando as pessoas que de fato estão interessadas no seu produto ou serviço. Assim, é possível acompanhá-las e agir de modo a conduzi-las até a venda.

Como implantar a automação de marketing na empresa?

Existem vários recursos disponíveis no marketing digital para ajudar a sua empresa a chegar até o público certo e impactá-lo do modo adequado. O ideal é que se encontre ferramentas capazes de lidar com a maioria dele simultaneamente, como é o caso do RD Station, HubSpot e MailChimp. O que essas ferramentas fazem é basicamente integrar e automatizar a gestão das dos itens que você verá nos tópicos a seguir.

Gestão de redes sociais

Geralmente uma empresa precisa estar presente em diversas redes sociais, de acordo com o público de deseja atingir. Cada uma delas tem suas peculiaridades e não podem deixar de ser alimentadas. As ferramentas de automação de marketing permitem que você faça o agendamento de posts, além do monitoramento das interações do seu público, tornando possível respondê-las de forma rápida e personalizada.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

E-mail marketing e fluxo de nutrição

O e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais eficientes de marketing digital, porém, não se pode confundir com a prática de spam. O que os diferencia é justamente o interesse do lead pelo conteúdo do e-mail.

Por isso, em vez de sair disparando e-mails em massa indiscriminadamente, o ideal é que se configure uma sequência de mensagens com uma ordem lógica, que será disparada individualmente à medida que o lead demonstra interesse por determinado assunto. Com o uso dessa tática, a taxa de abertura das suas campanhas de e-mail marketing sobe, enquanto as de rejeição e marcação como spam despencam.

Otimização para mecanismos de busca

Muitos dos usuários que se tornam leads na sua base chegam até o seu site por meio das pesquisas em mecanismos de busca, como o Google. Isso só é possível se você oferecer um bom conteúdo otimizado com SEO (Search Engine Optimization).

As ferramentas de automação de marketing ajudam você no monitoramento de palavras-chave que o ajudarão a desenhar a sua estratégia de conteúdo. Além disso, existem recursos como o plugin para o WordPress Yoast SEO, que ajudam na otimização do conteúdo a ser publicado para que ele ranqueie com maior facilidade.

Gerenciamento da base de leads

Por meio das redes sociais, e-mail marketing e estratégias de conteúdo sua empresa se torna capaz de criar uma base de leads, porém, ela não servirá para nada se não for gerenciada a ponto de se saber o momento adequado de contatar cada um deles ou, ainda, quais não se encaixam no perfil desejado.

As ferramentas de automação de marketing fazem esse trabalho por meio da segmentação de leads e integração com as principais plataformas de CRM (Customer Relationship Manager) do mercado.

Para escolher as ferramentas de automação de marketing que melhor se adaptam às necessidades da sua empresa é necessário considerar critérios como tamanho da base, CRM utilizado, redes sociais adotadas, entre outros.

Viu como as ferramentas de automação de marketing proporcionam maior eficiência nas campanhas de marketing digital? Então, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!