Há quem diga que a publicidade feita em cartazes, painéis e outdoors já está ultrapassada e não há mais lugar para esse tipo de anúncio graças à internet. Mas, acredite, o modelo ainda existe e é utilizado por grandes nomes, como Apple e Google. Estamos falando da mídia OOH, ou “Out of Home”.

De fato, hoje em dia as pessoas estão cada vez mais conectadas e grande parte dos anúncios que recebem estão nas telas de seus computadores ou smartphones. Porém ainda vale a pena investir em divulgação em espaços públicos e no formato mais tradicional de publicidade.

Acompanhe este artigo e entenda melhor o que é OOH, quais seus principais formatos e suas vantagens.

O que é OOH?

A mídia “Out of Home”, como o próprio nome em inglês sugere, é aquela que alcança as pessoas fora de suas casas. Trata-se do conjunto de mensagens veiculadas e que serão vistas pelos consumidores durante seu trajeto pelas ruas ou passagem em espaços públicos, como shoppings e parques.

Ao pensar em mídia exterior, geralmente a primeira coisa que vem à mente são os grandes e tradicionais outdoors, também um termo que vem do inglês e significa algo fora de casa. No entanto, existem outros formatos que se enquadram nesse tipo de mídia. Entre eles, temos:

Fachadas e vitrines

Essa é uma forma de atrair o cliente antes que ele entre em uma loja. Ali mesmo, do lado de fora, ele já consegue ter uma ideia do que vai encontrar lá dentro. É uma forma simples e prática de apresentar para o consumidor o que a empresa tem para oferecer. Por isso, é importante que seja feito de forma atrativa e criativa, para captar clientes com potencial de compra que, muitas vezes, estavam apenas de passagem.

Embalagens e PDV’s

A própria embalagem de um produto e seu ponto de venda podem ser a chave para atrair o olhar do consumidor. Esta é uma forma de promover uma marca utilizando simplesmente os materiais da própria empresa. Aí entram os estudos de cores que mais chamam atenção e a forma de expor os produtos que pode levar o cliente a concluir a jornada de compra.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Painéis e telões

Diferente dos cartazes e outdoors estáticos, esse formato permite que a informação seja transmitida de forma muito mais dinâmica e atrativa. A ideia é condensar as mensagens em um espaço menor, mas utilizando basicamente os mesmos recursos de uma televisão.

Quais suas vantagens?

Ainda não se convenceu de que a mídia OOH pode ser uma alternativa interessante para sua empresa? Confira algumas de suas principais vantagens.

Custo-benefício

O custo de produção e instalação desse tipo de mídia geralmente é mais alto se comparado a um anúncio feito na internet. Mas precisamos avaliar a proporção entre esse investimento e seu alcance. O número de pessoas que passa por um painel ou outdoor em espaço público é muito grande, e o tempo de permanência desse anúncio em um lugar proporciona a obtenção de leads suficientes para compensar o gasto.

Alcance

Estamos falando de um formato que alcança as massas, portanto os resultados são maiores quando pensamos no número de consumidores que visualiza a mensagem divulgada. Especialmente para produtos ou serviços que não têm um público muito segmentado e permitem campanhas mais generalizadas, podemos afirmar que quanto mais pessoas alcançadas, melhor para a marca.

Durabilidade

Geralmente, a mídia OOH só exige investimento inicial, para a colocação do anúncio. Depois disso, a publicidade não somente capta cada vez mais clientes, como também se torna uma presença persistente no pensamento do público.

Várias empresas consideradas “gigantes tecnológicas” estão investindo em mídia OOH. Apple, Netflix, Google, Amazon e Facebook são exemplos de marcas que já surpreenderam o público com campanhas extremamente criativas. Isso, porque a possibilidade de digitalização nos anúncios de hoje torna o conteúdo mais dinâmico e a veiculação é mais ágil e versátil do que os modelos tradicionais.

Agora que você já sabe tudo sobre o que é OOH, não perca mais tempo. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a alavancar seu negócio!