Já passou o tempo em que se acreditava que a área de vendas era exclusivamente subjetiva e não cabia em um processo estruturado. Hoje, até os profissionais mais experientes sabem que é necessário criar um fluxo de processo de vendas bem planejado para que os resultados sejam potencializados.

tecnologia é uma das grandes aliadas nesse avanço, que beneficia tanto empresas quanto seus consumidores. Graças a ela surgiram diversas oportunidades de melhorar os resultados gerados pelos esforços de venda, por meio do direcionamento do foco em quem de fato tem interesse em fechar negócio.

Se você está buscando entender como aumentar os resultados da sua empresa com a implementação de um fluxo de processo de vendas estruturado, encontrou o post certo. Aqui você verá cada uma das etapas que devem ser planejadas para aumentar, ainda mais, o sucesso da sua empresa. Confira!

Plano de metas

A definição de metas para a área de vendas é fundamental para nortear o restante do processo. A partir delas, torna-se possível definir quantos leads precisam ser abordados no mês, por exemplo. Sem um plano de metas realista, a equipe de vendas não terá referência quanto ao que se espera da sua produtividade.

Prospecção de cliente

A prospecção do cliente envolve uma boa abordagem, baseada nas informações coletadas durante os processos de marketing. Durante essa etapa, o executivo de vendas já deverá saber qual é o problema do potencial cliente e como o seu produto ou serviço será capaz de solucioná-lo.

Qualificação de leads

Quando os leads são enviados da área de marketing para a equipe de vendas, eles já estão pré-qualificados de acordo com os interesses que demonstraram em suas interações com os conteúdos digitais da empresa. Estes são chamados de MQL (Marketing Qualifield Lead).

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Essa pré-qualificação norteia a abordagem do executivo de vendas durante a pré-venda, porém, o que define se um lead é qualificado ou não para o fechamento do negócio é o seu comportamento durante a etapa de qualificação de vendas. É aqui que identificamos os SQLs ou Sales Qualified Leads.

Fechamento da venda

O fechamento da venda é o desfecho esperado de todo o processo, por isso, é preciso ter uma atenção especial a essa etapa.

O ideal é que se tenha um processo de fechamento à parte, por exemplo, em se tratando de serviços, ter um contrato padrão pronto que agilize a sua adaptação e assinatura. Ou, no caso de produtos, garantir a sua disponibilidade de entrega, uma embalagem adequada, entre outros quesitos de acordo com o que está sendo comercializado.

Pós-venda

pós-venda faz parte do fluxo de processo de vendas, já que um cliente satisfeito não apenas compra novamente, como é capaz de recomendar a sua empresa para amigos, familiares e, até mesmo, dar seu testemunho em redes sócias, por exemplo.

É importante destacar que o auxílio de uma empresa especializada o ajudará a otimizar o fluxo do processo de vendas e a alcançar melhores resultados. Por isso, não hesite em buscar a assessoria de uma agência especializada no assunto.

E agora que você já entende a importância de um fluxo de processo de vendas bem estruturado e assessorado por especialistas, que tal entrar em contato conosco para demonstrarmos como podemos lhe ajudar?