Já não é mais nenhuma novidade que o comportamento do consumidor vem sofrendo diversas mudanças nos últimos anos. Um dos principais fatores responsáveis por essas mudanças é o fácil acesso à informação proporcionado pelos meios digitais, em especial, a internet.

O consumidor de hoje se tornou muito mais exigente, capaz de realizar pesquisas sobre produtos e marcas com muito mais rapidez e agilidade e, ainda, encontrar o concorrente a um clique de distância. Por isso, o marketing da sua empresa precisa acompanhar essas mudanças no comportamento do consumidor. É uma questão de sobrevivência no mercado.

Para ajudar você a entender melhor que mudanças são essas, quais os impactos que elas geraram para as marcas e porque a sua empresa deve acompanhá-las, elaboramos este post que responderá a todas essas suas perguntas. Continue a leitura e entenda!

Quais foram as principais mudanças no comportamento do consumidor?

Desde o surgimento da internet muita coisa mudou no mundo, principalmente no que diz respeito à comunicação. Todos os mercados foram afetados pelas mudanças tecnológicas ocorridas de lá pra cá. E o consumidor, com mais acesso à informação, transformou completamente o seu comportamento de consumo.

Procura por outros canais de venda

Hoje o consumidor busca comodidade e experiências de compra incríveis. Por isso, está considerando novos canais de vendas como as plataformas de e-commerce, os aplicativos para mobile e, até mesmo, a mistura deles com o ponto de venda físico — como ocorre nas de estratégias que envolvem o Omnichannel.

Diminuição da fidelização

O acesso a informações e à concorrência amentou, por isso, fidelizar um cliente se tornou uma tarefa muito mais complexa. Já que, ao menor deslize de uma marca, ele encontra quem atenda às suas necessidades a um clique de distância.

Portanto, mais do que nunca, é preciso investir em estratégias de retenção de clientes. Elas costumam ser mais baratas do que a conquista de clientes novos.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Influência da opinião digital na escolha

Hoje, quando o consumidor decide a compra, já sabe tudo sobre a empresa e o produto ou serviço. Ele pode até saber mais do que o próprio vendedor, pois já perguntou aos seus amigos nas redes sociais sobre a experiência deles com a marca, já analisou sites como o Reclame Aqui!, e já fez uma varredura nas redes sociais da empresa em busca de clientes insatisfeitos.

Por isso, é necessário pensar em como a sua marca está posicionada no meio online e levar em consideração a influência que o mundo digital tem nas decisões de compra atualmente.

Preferência por personalização

Com a concorrência tão próxima e a diferenciação do preço nem sempre ser um bom negócio para as empresas, o consumidor já entendeu que o seu poder de negociação aumentou. Por isso, as marcas começaram a investir na personalização de produtos e serviços como seu grande diferencial — e é essa a estratégia que tem dado certo.

Quem nunca comprou uma latinha de Coca-Cola, mesmo preferindo uma vida mais saudável, só por causa do nome que veio escrito nela?

Quais os impactos das mudanças do comportamento do consumidor para as empresas?

Todas essas mudanças trouxeram impactos gigantescos para as empresas. E somente as que sabem aproveitá-las como oportunidades de crescimento sobreviverão a elas.

Um exemplo disso são as empresas que ainda resistem a investir em sua presença online e que estão desaparecendo no mercado, enquanto outras experimentam um crescimento exponencial com estratégias de marketing digital bem mais baratas que a mídia tradicional massificada.

Por isso, é muito importante acompanhar as mudanças no comportamento do consumidor e entendê-las para manter-se competitivo. É fundamental, inclusive, contar com a ajuda de empresas especializadas no assunto, que o ajudarão a se posicionar de forma eficiente frente a todas essas transformações no mercado.

E agora que você já sabe sobre o comportamento do consumidor na era digital, veja 6 passos para realizar uma pesquisa de mercado!