Você já percebeu que o engajamento dos profissionais cai depois de um tempo?Em várias empresas, isso leva a diversas trocas de colaboradores durante o ano. Com isso, gastam-se mais tempo e mais dinheiro com treinamentos. Essa é a realidade do seu negócio?

Para evitar que isso aconteça, há o Employee Lifetime Value (ELTV), um indicador que permite entender o retorno que os profissionais trazem para a empresa. Quando o índice estiver mais baixo, a companhia terá condições de engajar mais os colaboradores.

Quer entender sobre o tema e entrar para o time das empresas que os profissionais mais gostam? Então, veja agora como conseguir isso. Boa leitura!

O que é Employee Lifetime Value (ELTV)?

Employee Lifetime Value (Valor do Tempo de Vida do Funcionário) é o indicador usado para entender qual o retorno que os colaboradores geram para a empresa durante o tempo. Quando as companhias conseguem calculá-lo e usá-lo em suas estratégias, torna-se mais fácil criar formas de aumentar o engajamento e a retenção de talentos.

O processo começa na contratação do colaborador, já que vários recursos são empregados para a divulgação do processo seletivo, bem como a estruturação das fases. Além disso, ele passará por treinamento, o que também tem custos.

Em seguida, ele receberá salários, e a empresa arcará com impostos e 13º salário, por exemplo. Por isso, a produção de receita do colaborador para a instituição precisa ser, no mínimo, maior que o gasto obtido com ele. Nesse caso, o ELTV é medido desde o início da relação até que ela seja, por algum motivo, rompida.

Entretanto, o retorno de um profissional nem sempre é uniforme, já que há diversos fatores que alteram a produção da equipe, bem como a de um colaborador específico, com o clima organizacional.

Quais são os benefícios de calcular o ELTV?

Engajamento

Se sabe que a produção dos colaboradores está abaixo do que era esperado, você tem ferramentas para engajá-los e motivá-los novamente. Entre as possibilidades estão a criação de programas de capacitação, palestras, cursos e workshops.

Ao entenderem que podem ser funcionários melhores, os colaboradores se veem como profissionais de alta performance. Assim, fazem suas tarefas com mais proatividade e alegria.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Retenção de talentos

É comum que as empresas tenham em seus quadros os profissionais que apenas suportam. Da mesma forma, há colaboradores que só trabalham na companhia por não terem outra oportunidade.

Quando a relação entre empresa e profissional é fraca, ela é quebrada na primeira oportunidade. Por outro lado, o profissional engajado tem menos vontade de sair da sua empresa.

Esse é o cenário desejado por qualquer empregador: ter um colaborador que veste a camisa da instituição e está pronto para defendê-la quando sofrer algum ataque. Assim, além de reter, o engajamento atua na obtenção de talentos. Legal, não?

Como calcular?

Agora que você já sabe como o ELTV é importante, é hora de irmos à ação e entender como podemos calculá-lo.

Nem sempre é fácil fazer isso, já que há casos em que a colaboração pode acontecer de diversos modos. Para exemplificar, pense em vendedores de produtos. Nesse caso, você analisará qual é a produção mensal do profissional e vai compará-la ao longo do ano.

Para começar, estabeleça quais são os elementos considerados na avaliação. O profissional traz lucro para empresa de várias maneiras? Se for, defina-as.

A partir disso, monte um gráfico que represente o benefício que o colaborador gera ao longo dos meses. Ao observar quedas, a empresa deve ter um plano claro para que os profissionais fiquem mais engajados e proporcionem mais lucro ao negócio. Assim, são evitados desligamentos e os custos envolvidos.

Agora que você sabe como funciona o Employee Lifetime Value, é hora de estabelecer como pedir o engajamento e produtividade de seus colaboradores para entender os momentos em que eles precisam ser mais motivados para voltar à produção desejada ou mesmo bater as metas estipuladas.

Quer melhorar seus resultados? Assine agora mesmo nossa newsletter e descubra tudo que você precisa para isso. Esperamos por você!