Utilizar uma ferramenta de envio de e-mails é fundamental para qualquer estratégia de marketing e, por isso, nós ensinaremos hoje como usar o MailChimp, uma ferramenta fantástica, com várias funções e o melhor de tudo: possui uma versão gratuita.

Por meio dela, você terá algumas funções essenciais, como a criação e disparo de e-mail marketing, CRM (gestão de relacionamento com o cliente), criação de formulários, landing pages, entre outras. Tudo isso sem precisar entender de programação. Confira!

O que é o MailChimp?

O MailChimp é uma das maiores plataformas de envio de e-mail marketing do mundo. Ela permite o cadastro de até dois mil contatos e o envio de até doze mil mensagens de forma gratuita por mês, sendo uma boa opção para negócios que estão em fase inicial. Caso você precise de mais funções e disparos de e-mail, o MailChimp oferece planos pagos a partir de US$9,99 por mês.

Apesar de ser bem simples de utilizar, ela não deixa a desejar em relação ao desempenho e eficiência, sendo amplamente reconhecida e utilizada no mercado para a realização de campanhas de marketing de performance.

Como usar o MailChimp?

Criar uma conta no MailChimp é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é seguir os passos abaixo.

Acessar o MailChimp, criar uma conta

O primeiro passo para começar a usar o MailChimp é criar uma conta. Para isso, basta acessar o site mailchimp.com e clicar no botão “Sign Up Free”. Em seguida, você deverá informar um e-mail válido e criar seu usuário e senha de acesso à ferramenta.

Ativar a conta

Após a realização do cadastro, você receberá no e-mail informado uma confirmação de cadastro para validar sua conta. No próprio e-mail tem um botão com um link para a ativação, então, clique sobre ele e você será redirecionado para o site com a confirmação.

Inserir o URL da página web

Durante a confirmação, você deverá preencher mais alguns dados pessoais e o endereço do site de sua empresa. Caso não tenha um site, você pode colocar sua página do Facebook ou o link para seu blog.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Para evitar que suas mensagens sejam entregues como spam, recomenda-se que o e-mail informado tenha o nome da empresa no domínio, por exemplo, [email protected] Isso auxilia na credibilidade dos provedores em relação às suas mensagens.

Concluir o cadastro

Para concluir a configuração de sua conta, o site pedirá algumas informações referentes a você ou a sua empresa, como endereço, cidade, país e CEP. Essas informações são de uso exclusivo da ferramenta e as pessoas que receberem suas mensagens não terão acesso a elas.

Criar a lista de contatos

Antes de criar uma lista de contatos, é fundamental que você já tenha feito um levantamento sobre qual é a jornada de compra de seu cliente, conseguindo atingi-lo de forma estratégica com a mensagem certa, no momento certo.

Para criar uma lista de e-mails, você deverá clicar em “lists” e depois em “create list” e, então, aparecerá uma página para você editar os detalhes dessa nova lista, como o nome dela, o e-mail que será utilizado no disparo e o nome do remetente. Utilizar um e-mail válido é fundamental para que as pessoas possam responder às mensagens enviadas, tirando dúvidas e abrindo um canal de comunicação direta com a empresa.

Além da criação de listas, você poderá subir um arquivo com os e-mail que você já possui, facilitando o disparo dos primeiros e-mails.

Quais as vantagens de usar o MailChimp em uma estratégia de marketing?

Saber como usar o MailChimp é essencial para que uma estratégia de marketing tenha o melhor resultado possível. Além do envio de e-mails, você tem a possibilidade de construir formulários e landing pages específicas para cada um de seus produtos.

Por meio dela, você poderá centralizar todas as informações, tornando o processo mais organizado e eficiente, podendo acompanhar o envolvimento de cada contato com sua campanha.

Agora que você já sabe como usar o MailChimp, aproveite a visita ao nosso blog e veja como escolher a melhor ferramenta de automação de marketing!