Para o sucesso da estratégia de marketing de uma empresa, é fundamental ter real noção da importância de atrair visitantes até o seu site e de buscar bons resultados, principalmente no longo prazo. Nesse processo, saber como gerar tráfego orgânico deve estar entre as suas prioridades.

Muitos consumidores, hoje, antes de realizarem uma compra ou contratarem um serviço, buscam ativamente por eles na internet. E mesmo quando já conhecem o seu produto, procuram mais informações sobre a sua reputação e fazem comparações com a concorrência.

Desse modo, não estar presente nos resultados da busca orgânica pode comprometer suas vendas. Pensando nisso, elaboramos 5 dias imperdíveis sobre como gerar tráfego orgânico para o site da empresa. Confira!

1. Invista no SEO do site

O tráfego orgânico é todo aquele conquistado de modo espontâneo, ou seja, sem a ajuda de anúncios ou qualquer outro tipo de publicidade. Porém, para que ocorra, é preciso facilitar a ação dos motores de busca, como o Google.

Nesse contexto, é necessário ter muita atenção a diversos detalhes durante o desenvolvimento do site, a fim de garantir que seja feito com base nas melhores práticas de SEO (Search Engine Optimization). Estas vão desde o tempo de carregamento da página e o tamanho da URL até o modo como o conteúdo se estrutura.

Não há meios de gerar tráfego orgânico para um site sem investir em SEO. Além disso, se ele for mal feito, poderá comprometer os demais esforços. Por exemplo: um blog post com um conteúdo super-relevante, mas que não está formatado de acordo com o SEO e acaba não aparecendo nos resultados. De que adianta fazê-lo se ficará escondido?

2. Preocupe-se com a produção de conteúdos em diversos formatos

É preciso produzir conteúdos sempre, porém, de modo estratégico. Considere a palavra-chave e a relevância do artigo para quem está buscando o material. Por isso, na hora de elaborar seus conteúdos, invista um bom tempo na criação e no entendimento de uma persona que represente a sua audiência, de modo a produzir pensando nela.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

3. Melhore o relacionamento com os seguidores e fãs nas redes sociais

As redes sociais são uma ótima fonte de tráfego. Desse modo, estreitar os relacionamentos com os seus fãs e seguidores nesses espaços acaba gerando diversas oportunidades e indicações de acessos ao site. Por isso, não ignore essa estratégia. Interaja com o seu público e gere cada vez mais visitas.

4. Analise os principais concorrentes

Ver o que está (ou não) funcionando na concorrência também é uma forma de saber o como gerar tráfego orgânico para a sua empresa. Porém, isso não significa copiar o que estão fazendo, mas fazer melhor que seus concorrentes.

Para que isso seja possível, é preciso que você estude todas as informações possíveis sobre outras empresas com antecedência.

5. Monitore os resultados

De nada adianta implementar um SEO incrível, produzir os melhores conteúdos, melhorar o relacionamento com clientes nas redes sociais e analisar o concorrente se você não souber o que está sendo gerado por essas ações.

Por isso, é preciso monitorar os resultados com muita atenção, visto que trarão insights preciosos para que você produza cada vez mais e melhor. Assim, será capaz de aumentar o tráfego.

Embora pareça simples colocar todas essas dicas em prática, a ideia de contratar uma agência especializada para ajudá-lo a alcançar seus objetivos continua sendo a melhor alternativa para a obtenção do sucesso em sua estratégia de marketing digital.

Agora que você já viu como gerar tráfego orgânico para o site da sua empresa, entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar.