Um dos sonhos dos gestores de todas as empresas é encontrar uma forma de estar disponível para os seus clientes nas 24 horas por dia, sete dias por semana — mas sem aumentar os seus custos. Pois existe um recurso que permite que isso aconteça, e o melhor de tudo é que criar um chatbot para Facebook é totalmente gratuito.

Sua implementação é bem simples e não é necessária a presença de nenhum expert em tecnologia para que seja feita. Além disso, ele traz diversos benefícios para a empresa e seus clientes, tirando dúvidas de modo imediato e liberando a sua equipe para a solução de problemas mais complexos.

Para ajudar você na criação de um chatbot para Facebook, elaboramos um passo a passo que tornará o processo ainda mais fácil e rápido. Continue lendo e entenda como fazer!

Tenha uma Facebook page

O primeiro detalhe que deve ser verificado é se existe uma fanpage da empresa no Facebook, já que em perfis pessoais não é possível criar um chatbot. Se você for gerente de mais de uma página corporativa, será capaz de configurar um chatbot para cada uma delas, porém, nunca para o seu perfil.

Escolha a ferramenta de chatbot para o Facebook

A própria rede social fornece a documentação para criar um chatbot por meio do Messenger, porém, o processo se torna ainda mais simples por meio do uso de ferramentas criadas exclusivamente para essa finalidade e que dispensam a necessidade de qualquer conhecimento sobre programação.

Algumas delas são:

O processo e a lógica são praticamente os mesmos em qualquer uma das plataformas, porém, tomaremos como referência o Chatfuel.

Faça o cadastro na ferramenta

O primeiro passo é fazer o cadastro no site da ferramenta, dando a ela a permissão para acessar as fanpages que você administra no Facebook. É possível optar apenas por um delas ou por todas as que estão no seu perfil. Em seguida, aparecerá um questionário de pesquisa que você poderá optar por não responder, rolando a tela até o fim e clicando em skip.

Crie uma mensagem de boas-vindas

Feito isso, em segundos, você estará na tela de configuração da ferramenta que já está integrada à sua fanpage. Nela, o primeiro passo é criar uma mensagem de boas-vindas para substituir a mensagem padrão.

Agora, você deve estar se perguntando como fazer para que a ferramenta continue a conversa de acordo com a resposta dada pelo usuário à mensagem inicial. É o que veremos no tópico a seguir.

Crie blocos de respostas

O chatbot funciona por meio de palavras-chave digitadas pelo usuário que acionam os cartões criados dentro da cada bloco de respostas. Por isso, chegou a hora de criar as opções de resposta para cada palavra-chave que o seu cliente poderá usar.

Digamos que o seu negócio seja um restaurante e algumas dúvidas recorrentes sejam sobre reservas e opções do cardápio. Você poderá criar um cartão para a palavra cardápio, com as opções disponíveis, e outro com a palavra reserva, com a disponibilidade para agendamento.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Ambos os cartões podem ser vinculados à mensagem de boas-vindas, dando ao usuário as opções de respostas antes mesmo dele fazer a pergunta. Para a sequência da conversa, o processo é exatamente o mesmo.

Explore os recursos mais avançados

Existem outros recursos ainda mais avançados na ferramenta, como as respostas rápidas, o uso de imagens, a inclusão de links e postagens em alguma das suas redes sociais, entre outros. Todos eles são muito simples de serem usados, portanto, não tenha medo de explorá-los.

Como você pode ver, o chatbot para Facebook é um recurso indispensável para quem deseja oferecer um atendimento ágil e com total disponibilidade para seus clientes — e, ainda, com a vantagem de deixar a sua equipe totalmente livre para resolver questões mais complicadas. E tudo isso de graça!

Agora que você já sabe como criar um chat para Facebook, aproveite e entenda a diferença entre impulsionar uma publicação e os anúncios pagos do Facebook Ads!