Seu conteúdo é completo e menciona as fontes? Se você ainda não pensou na importância de fazer links para criar autoridade e estar nas primeiras posições do Google, está perdendo tempo. Como você não quer perder visitantes para a concorrência, preparamos tudo que você precisa saber sobre backlinks e quais tipos usar na construção das suas páginas.

Quer alcançar a autoridade que tanto deseja? Então, veja agora como usar essa ferramenta. Boa leitura!

O que são backlinks?

Você já perdeu horas na Internet ao pesquisar por determinado assunto? É comum que as pessoas comecem em um tema e quando percebem, estão em páginas sem nenhuma relação com a busca inicial. Isso se deve, principalmente, aos backlinks. Eles fazem o link entre uma página e outra, que pode ser do seu próprio site ou uma referência a outro.

Quais são os tipos?

Os principais tipos de backlinks são:

Internal Links

Uma das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) consiste em fazer links em seu site para outras páginas. Isso é feito para manter o usuário por mais tempo no seu endereço. Sem a técnica, depois de tirar as dúvidas, a pessoa sairá da página. Você não quer isso, não é mesmo?

Com links internos relevantes para o usuário, ele poderá ficar no seu site por horas. Além disso, você indica para os motores de busca quais são as páginas mais importantes do seu site. Ele considerará essas informações ao fazer a classificação.

Dofollow

Outra técnica importante em SEO, é fazer links para outros sites. Essa atitude mostra que você está preocupado em fazer conteúdos de qualidade, mesmo que eles levem o usuário para páginas que não são suas. São essenciais para comprovar informações que você inseriu, dando maior autoridade para o conteúdo que você criou.

O processo de citar outro site traz benefícios para os dois domínios. Quem citou é visto pelos motores de busca e pelos usuários como uma fonte confiável de informações. Quem recebe a citação também ganha reconhecimento, já que há portais ou blogs que reconhecem a qualidade do conteúdo.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Nofollow

Por outro lado, nem sempre seu site pode atestar que o site do link é seguro e relevante. Nesse caso, os motores de busca e os usuários podem fazer o caminho contrário. Se a página está levando o usuário para um material ruim, ela também deve ser.

Para evitar isso, as páginas contam com o atributo nofollow. Dessa forma, a citação não terá benefícios ou prejuízos em relação aos motores de busca. É comum que as áreas de comentários tenham esse tipo de link, já que eles são incluídos por usuários do site e não pelos editores ou criadores do conteúdo.

Como podem ajudar na estratégia de SEO?

Veja agora os melhores benefícios de trabalhar com backlinks.

Constrói uma experiência positiva para o usuário

Como você viu, é comum que os internautas naveguem entre os links e passem mais tempo que o planejado, depois de fazer uma pesquisa. Isso cria uma experiência positiva para o visitante, já que ele tem mais conteúdos relacionados para ampliar a busca. Além disso, o conteúdo se torna mais seguro, já que é fácil verificar a veracidade das informações.

Melhora o posicionamento

As páginas que citam outras páginas do seu site e até outros domínios se tornam mais fortes e confiáveis para os motores de busca. Dessa forma, fica mais fácil conseguir os primeiros lugares e, assim, mais vendas.

Traz relevância e autoridade

Uma página de autoridade é capaz de dialogar com a grande quantidade de conteúdo já existente. Em vez de centrar tudo em seu blog ou site, indica outras opções para o usuário e até mesmo mostra o que outras pessoas têm feito de bom.

Se você quer fazer backlinks de qualidade, é essencial escolher os melhores sites, antes mesmo de começar a criar o conteúdo. Entenda quais são as páginas que são mais relevantes para seu usuário. Além disso, use ferramentas de análise para entender quais são os melhores backlinks do site.

Agora, continue a entender como melhorar seus resultados e veja quais são as melhores ferramentas de automação de marketing.