Você sabe o que é automação de marketing? Embora seja comum encontrar ferramentas de automação no mercado, muitas empresas acham que não precisam delas para crescer. Outras deixam o planejamento de lado e usam as ferramentas mais populares do mercado, mas não conseguem os resultados esperados.

Para ajudar você nisso, neste post mostraremos por que a automação é tão importante e quais são as principais falhas.

Quer saber mais sobre o assunto? Descubra agora!

Por que a automação é importante?

A automação de marketing, em geral, funciona como qualquer outro processo de automação. Etapas importantes para a empresa deixam de ser realizadas manualmente e passam a ser operadas a partir da tecnologia.

Isso passa desde a adoção de plataformas de publicação automática até o envio segmentado de materiais em campanhas de e-mail. Dessa maneira, o setor de marketing conta com resultados mais rápidos e com o menor investimento possível.

Em vez de os colaboradores gastarem o tempo em tarefas que podem ser realizadas pelos sistemas informatizados, eles trabalharão com tarefas mais estratégicas para a empresa. Além disso, ao evitar erros e diminuir o tempo para execução dos processos, a empresa verá que é possível ter melhores resultados, alcançando maior Retorno ao Investimento executado.

Entretanto, para conseguir atingir os resultados desejados, é necessário evitar os maiores erros do mercado. Veja agora como!

Quais são os maiores erros que devem ser evitados?

Alguns erros podem minar sua estratégia. Entenda agora o que você não pode fazer.

1. Não contar com planejamento

Mesmo ferramentas automatizadas precisam de planejamento, que é uma etapa necessária em qualquer processo. Nesse momento, você determina quais são os objetivos que a empresa deseja atingir e quais são os passos a serem alcançados para isso.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Quando as empresas se esquecem disso, aceitam qualquer resultado. Depois, descobrem que não saíram do lugar, mesmo investindo pesado. Errar nas estratégias ou ferramentas diminui as chances de bons resultados.

2. Não segmentar

Outro problema é a segmentação do público. Para que sua mensagem seja eficaz, ela deve ser transmitida às pessoas certas. Divulgar, por exemplo, uma camisa do Corinthians a torcedores do Flamengo dificilmente aumentará as vendas, não é mesmo?

Então, é importante que as empresas tenham uma base qualificada de leads, contendo informações relevantes sobre os interesses e desejos do público.

3. Não integrar a equipe de vendas

A equipe de vendas deve estar conectada com todos os processos da empresa. Não adianta o marketing ter informações privilegiadas sobre os possíveis clientes e elas não serem usadas pelos colaboradores de vendas. Mais que isso, as estratégias devem ser usadas em conjunto, visando os melhores resultados.

4. Não analisar os resultados

Mesmo as melhores estratégias do mercado precisam ser analisadas. Quando uma empresa esquece dessa etapa, deixa de otimizar os processos, diminuir os gastos e conseguir melhores resultados.

Por isso, cada etapa deve ser monitorada. Assim, a equipe estará pronta para entender o que não está certo e quais atividades podem ser ainda mais otimizadas para apresentar os resultados desejados.

Como começar a implementar a automação?

Existem diversas ferramentas de automação disponíveis no mercado. Entretanto, para começar, é fundamental que a empresa tenha um estudo sobre o mercado e as necessidades internas. Dessa maneira, fica mais fácil descobrir quais são as ferramentas e empresas que melhor atendem às demandas.

Por isso, contar com a ajuda profissional é muito importante quando o assunto é automação de marketing. Procure empresas que dominem o mercado e tenham know-how para elevar seu negócio a outros patamares.

Para continuar aprendendo sobre o assunto, veja agora como fazer a gestão das suas mídias sociais e conseguir os melhores resultados para seu negócio!