Aprender a desenvolver uma boa estratégia e utilizar ferramentas de SEO é muito importante para você ganhar mais visibilidade na internet e se tornar uma referência de mercado. Outra prática essencial é o monitoramento da performance de suas campanhas.

Com o auxílio de ferramentas, você consegue acompanhar a evolução do seu site na internet e até mesmo no posicionamento dos motores de busca, podendo saber como o Google o vê, observar erros e fazer otimizações para melhorar os resultados.

Quer saber quais são essas ferramentas? Listamos as 5 mais importantes. Confira!

Ferramentas de SEO que você deve usar em sua estratégia

1. Google Search Console

O Google Search Console, antigo Google Webmaster Tool, é uma ferramenta gratuita que auxilia na análise de seu site como um todo e dá informações sobre como o Google o enxerga, permitindo que você faça melhorias para conseguir um ranqueamento mais positivo.

Além de explicar os parâmetros de pesquisa que o Google utiliza para classificar os sites entre os resultados orgânicos, ela traz a ferramenta de “Buscar como o Google”, para você ver quais são os seus pontos positivos e negativos com relação à URL.

Além disso, a ferramenta permite que você avalie a velocidade de carregamento do site no desktop e nos dispositivos móveis na aba “PageSpeed Insights”, sendo essa uma questão que atrapalha muitos sites a manterem seus visitantes ou conquistarem mais conversões.

2. SEO Overview Tool da Varvy

Essa ferramenta, também gratuita, permite que você avalie os links de seu site, o SEO da página de forma geral, a força de domínio, menções nas redes sociais, velocidade e, principalmente, o SEO das imagens.

Se as imagens estiverem atrapalhando seus resultados, os textos delas estiverem grandes demais, pequenos ou com erros de SEO, ele aponta os problemas.

É gerado um relatório rápido e bem explicativo, contendo todas as informações e sinalizações sobre o que está correto, errado ou com problemas.

3. Check My Links

Inserir links em suas postagens, sejam eles internos ou externos, é muito importante para atrair ainda mais a atenção do usuário e para que ele permaneça navegando em seu site, para facilitar ainda mais a sua decisão de compra.

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert

Porém, há a possibilidade de linkagem de páginas que não estão mais ativas ou links que estão quebrados, prejudicando o seu blog no ranqueamento do Google e até mesmo a credibilidade perante os seus leads.

A ferramenta Check My Links é útil para fazer uma avaliação desses links antes mesmo que a sua página fique ativa ou para consertar links de postagens antigas. Ela destaca em verde os que estão funcionamento e em vermelho os que estão interrompidos ou quebrados, permitindo que você faça as alterações necessárias.

4. SEO Report Card

O SEO Report Card permite que você avalie como o seu site está em relação às páginas dos seus concorrentes. De acordo com uma palavra-chave selecionada, você pode observar a sua classificação no Google, Yahoo e Bing!.

É possível também verificar a velocidade de carregamento do site, o número de sites que vinculam para o seu por meio de links, a qualidade do conteúdo quando a palavra-chave é utilizada na página, indexação, além da confiança e autoridade do site.

A ferramenta gera um relatório completo sobre esses quesitos e você pode analisá-los para promover melhorias e estar à frente de seus concorrentes.

5. Übersuggest

A Übersuggest é uma das ferramentas mais importantes para você fazer busca de palavras-chave e selecionar as ideias para seus conteúdos.

Ele apresenta uma lista de palavras que você pode utilizar, desde as palavras curtas até as de long tail, com seus volumes de pesquisa, custo por clique, concorrências e tendências sazonais.

Apesar de várias dessas ferramentas serem gratuitas e apresentarem relatórios completos sobre a sua performance, é essencial contar com o auxílio de profissionais especializados em Marketing e SEO para interpretar as informações e fazer as mudanças corretamente.

Temos certeza que, com o uso dessas 5 ferramentas de SEO, a sua estratégia poderá evoluir, trazendo resultados ainda mais satisfatórios para sua empresa!

Para ficar por dentro de outras ferramentas e dicas que podem ajudar você a se destacar na internet, assine a nossa newsletter agora mesmo!