Diferentemente do que a maioria dos gestores de empresas acredita, a retenção de clientes é tão importante quanto aumentar a base.

O foco total em conquistar novos clientes pode acabar deixando de lado estratégias que fazem toda a diferença no relacionamento com o consumidor e no fechamento de contas. Estamos falando das estratégias de marketing de conteúdo para fidelizar clientes.

Já parou para pensar quais são as necessidades do lead após realizar uma compra? Apesar dos infográficos serem muito úteis para enxergarmos com clareza a jornada do consumidor, de fato, ela nunca termina.

Há vida no pós-venda, e negligenciar isso pode causar insatisfação e até mesmo cancelamentos — principalmente se você trabalha em uma empresa que está buscando se inserir na transformação digital.

Por isso, nunca é hora de abandonar o cliente. A necessidade por conteúdo ainda existe e não supri-la pode trazer grandes problemas. O segredo é entender quais os tipos de conteúdo ele precisa para continuar a ser engajado, estar satisfeito com a compra, avaliar bem seu produto ou serviço e comprar novamente.

Confira as 5 estratégias de marketing de conteúdo que podem ser utilizadas para auxiliar na retenção de clientes.

1. Investir no suporte técnico

Seja lá quais forem os meios de comunicação que a sua equipe de suporte técnico utiliza para falar com clientes, se não forem práticos e diversos, com certeza haverá lentidão no atendimento. Por isso, uma boa estratégia é proporcionar conteúdo online que solucione dúvidas técnicas, como uma FAQ ou uma Central de Ajuda.

Assim, quanto mais conteúdo online, menos os clientes precisarão do seu suporte tradicional.

2. Criar conteúdos segmentados

Dependendo do ramo do seu negócio, é possível identificar grupos de clientes com necessidades semelhantes. Por exemplo, uma empresa que vende serviços de tecnologia para o mercado imobiliário pode ter diversas categorias como imobiliárias, corretores autônomos, administradoras de imóveis, entre outras.

Analise os seus clientes — a descrição das persona pode ajudar bastante — e tente produzir conteúdos segmentados e bem próximos da realidade deles.

3. Fazer treinamentos ao vivo e online

Uma ótima forma de educar seus clientes, tirar dúvidas e ainda garantir mais engajamento é apostar em conferências online que podem funcionar como aulas.

Além de assuntos técnicos, você pode oferecer dicas que os ajudem a ter mais sucesso e, assim, mostrar que a empresa se importa com o êxito deles.

4. Divulgar conteúdo institucional

Nem só de conteúdo técnico se baseia o marketing de conteúdo para retenção de clientes. Ao deixar seu consumidor saber dos bastidores da empresa, do seu crescimento e das melhorias feitas, ele vai reafirmar que fez a escolha certa.

Divulgue conteúdo institucional relevante para gerar valor nas redes sociais ou, até mesmo, crie um e-mail com layout atrativo.

5. Oferecer novos produtos ou serviços

Um relacionamento forte com clientes abre espaço para que outros produtos sejam ofertados. Todas as formas de conteúdo abordadas aqui podem ser usadas para apontar necessidades que nem mesmo eram conhecidas.

Aplicar o Inbound Marketing no pós-venda faz com que as chances de ser uma referência aumentem e, consequentemente, quando os clientes precisarem comprar novamente, não pensarão mais em buscar outras empresas, já que a experiência proporcionada foi positiva do início ao fim.

Gostou das nossas dicas para retenção de clientes? Então compartilhe nas redes sociais e mostre que você domina o assunto!

Fale com um especialista donaficaPowered by Rock Convert